Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Caixa eleitoral

Assim como eu, o senador Jorge Viana (PT) defende o fim do financiamento privado às campanhas dos partidos políticos. Na verdade não sou a favor da proibição completa, defendo um financiamento misto: recursos públicos com doações voluntárias de eleitores que queiram apoiar o candidato de sua preferência.

Moramos numa democracia (muitas vezes o pessoal do PT esquece isso) e não podemos impedir que cidadãos comuns participem do processo eleitoral, restringindo-os somente ao voto obrigatório –o que não é democrático.

Defendo o fim das doações pelas grandes empresas pelo que vem ocorrendo no Acre nas últimas eleições. O PT tem capitaneado campanhas milionárias, enquanto a oposição fica com os farelos da mesa.

O PT convida gentilmente cada empresário a colocar uma oferta voluntária no caixa do partido. Vide a prestação de contas de 2010 para checar a quantidade de empresas que financiaram a campanha petista. Entre elas aquelas indiciadas pela Polícia Federal na operação G7.

Esta relação nada transparente entre empresas e partidos acaba por contribuir para o fomento da corrupção no país. Elas ajudam a eleger o candidato, e depois cobram a fatura por meio de licitações e obras públicas –entre outras benesses.

O fim do financiamento privado é a melhor solução para garantir o mínimo de equilíbrio entre os candidatos ao governo e prefeituras no Acre. Isso quebraria as pernas do PT? Não.

Pelo financiamento público, o nosso dinheiro seria distribuído conforme o tamanho dos partidos na Câmara. É como funciona hoje a divisão do fundo partidário e o tempo de TV. Quem seria mais beneficiado? PT e PMDB, a dobradinha que hoje domina a política brasileira.

Os tucanos teriam um trocado generoso, se juntando ao Democratas e outras legendas nanicas de oposição. Marina Silva, esta coitada, não ia ter dinheiro nem para uma ponte aérea Rio-SP.

O PT defende o financiamento público exclusivo não à toa. Ele será o principal beneficiado, assim como é hoje com as grandes corporações colocando milhões de reais em suas contas. Ou seja, a política e a democracia no Brasil estão numa sinuca de bico.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário