Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O segundo mandato de Tião

Passada a ressaca da vitória para uns e da derrota para outros, é momento de refletir e tentar analisar como serão os próximos quatro anos no Brasil e no Acre. No campo político, Tião Viana (PT) não enfrentará nenhuma dificuldade. Tem amplo domínio da Assembleia Legislativa e seu partido, sozinho, terá cinco das 24 cadeiras. Isso garante uma posição mais confortável ao governador, ficando menos refém do fisiologismo de sua atual base, reunida em torno do nanico PEN.

Como cada deputado petista eleito deve render todo agradecimento ao Palácio Rio Branco, não há motivos para Tião ceder a pressões em momentos importantes no Parlamento. Já no campo econômico os cenários não são os melhores. Logo na segunda-feira o mercado reagiu péssimo à reeleição de Dilma: a Bolsa caiu, o dólar subiu e as ações da Petrobras e outras estatais se desvalorizaram.

Na quarta houve um leve sinal de recuperação. Porém, as perspectivas são de baixo crescimento para o país nos próximos anos. O governo federal terá que fazer ajustes nada agradáveis. E esta economia, com vistas ao controle a inflação, terá impactos diretamente em Estados altamente dependentes das transferências da União.

Já de olho neste prognóstico, Tião Viana precisará apertar os cintos na Fazenda acreana caso queria que, de fato, o segundo mandato seja melhor do que o primeiro. Apesar de não ter feito o pior dos governos, deixou muito a desejar. Gastou por demais com cargos políticos e comprometeu a execução de seus principais programas de campanha d 2010.

Reeleito, o momento requer pegar o papel e caneta para saber onde melhor aplicar os recursos. O governador não pode trabalhar os quatro anos pensando em uma enxurrada de recursos federais enviados para o Ace. A filosofia até 2018 deve ser aproveitar melhor cada centavo de recursos próprios para não ficar tão refém do sobe e desce dos repasses de Brasília, que se comportará conforme o humor (ou a falta dele) da economia mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário