Páginas

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

As cutucadas de Lula nos Vianas

“Tem muita gente que pergunta pra mim: Lula, por que você gosta tanto do povo do Acre, se em muitas eleições ele não votou em você? É porque não é assim que a gente governa, a gente não governa olhando para o resultado da eleição. Eu gosto de quem votou em mim e não gosto de quem não votou em mim. Não é assim. O meu caráter não é esse. Eu não governo esperando que todos os dias as pessoas acordem me agradecendo. Eu duvido que em algum momento da história da existência do Acre, o Acre recebeu metade do dinheiro que recebeu nestes 12 anos com Dilma e Lula. E nunca perguntei em quem as pessoas votavam. Nunca perguntei que religião tinham, e muitos menos que time torcia. É porque eu achava que o Brasil tinha de ser mais igual, e tinha que tratar o Acre com o mesmo respeito que a gente tratava São Paulo. O presidente da República que tiver vergonha ele não vai tratar bem aqueles que são seus amigos e tratar mal aqueles que não gostam dele. Porque não é uma relação de gostar, mas de tratar o povo com respeito.”

Estas belas palavras foram proferidas pelo ex-presidente Lula (PT) num palanque montado ao pé da bandeira do Acre, no calçadão da Gameleira, debaixo de um sol escaldante de 40 graus. Ao seu lado estavam os irmãos Jorge e Tião Viana, também do PT.

Este discurso representa a síntese de um bom estadista. Não à toa Lula é uma das principais lideranças políticas brasileiras da atualidade. De fato o Acre foi muito beneficiado nos dois governos Lula, e também –eu acho – que no de Dilma, mas numa escala bem menor. É provável que os últimos quatros anos de FHC, com Jorge no Palácio Rio Branco, tenham sido bem mais vantajosos para o Acre do que na comparação com a gestão da presidenta.

Outro ponto é uma cutucada indireta de Lula aos governos petistas no Acre. Se ele realizou um governo republicano, ajudando os Estados sem distinção da cor partidária do governador, por aqui esta política, infelizmente, não prevalece. Sabemos que no Acre os prefeitos da oposição são tratados a pão e água pelos governos de Jorge, Binho Marques e Tião Viana.

Que a partir destas palavras o governador Tião Viana, se reeleito no outro domingo (26), repense suas relações institucionais com as prefeituras. Que estas palavras de Lula sejam impressas e pregadas nos gabinetes da Casa Rosada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário