Páginas

domingo, 19 de outubro de 2014

Confusão numérica

Vox Populi e Ibope apontam vitória de Márcio Bittar 

À primeira vista o leitor pode ficar confuso com esta manchete. Afinal de contas, não foi bem isso que você leu na última semana na imprensa acriana. Por lá as letras gigantes apontavam a vitória consagradora do candidato à reeleição, Tião Viana (PT). Mas explico o porquê deste meu “gancho” (jargão jornalístico para o foco central da reportagem). Levando em consideração os erros grotescos destes dois institutos no primeiro turno, o mais provável é que o vencedor no próximo domingo (26) seja Márcio Bittar (PSDB).

Analisemos os números: a última pesquisa Ibope divulgada dias antes do 5 de outubro, apontava a reeleição de Tião sem o segundo turno. Porém, iremos nos ater aos números de seu adversário direto. Bittar aparecia com 23% das intenções, empatado com os mesmos 23% de Tião Bocalom (DEM).

Ao fim o tucano ficou com 30% dos votos, e Bocalom, 19%. Levando em consideração o resultado, o Ibope subtraiu de Bittar ao menos 7%. Se agora no segundo turno o instituto mostra o candidato com 47%, então é certo dizer que, na verdade, Bittar tem 53%. Já Tião Viana tenderia a ficar com os mesmos 49% da margem de erro do primeiro turno (Ele tinha 47%)

Já com o Vox Populi e seus contratos milionários com o Palácio Rio Branco, a situação é bem mais bizarra. O levantamento do começo do mês indicava que Márcio Bittar teria 19% dos votos. Ou seja, o tucano foi prejudicado aí em 11%. No segundo turno o Vox Populi  o mostra com 43%. Na verdade, reavaliando o erro, o adversário de Tião Viana teria 54%.

Já o governador que o Vox Populi apontava como reeleito com 53%, ficou com 49%. Considerando a margem de erro, o governador continuaria com os mesmos 49%. Esta foi a conclusão à que o blog chegou semanas atrás quando afirmou que Tião Viana tinha alcançado o seu teto de votos. Seria mais fácil a ascensão de Bittar do que a sua. De fato foi o que aconteceu.

O tucano foi o mais beneficiado pela migração dos eleitores de Bocalom. O petista, contudo, mostra claros sinais de estagnação –mesmo com os números maquiados de Ibope e Vox Populi.

Agora o Instituto Delta aponta a virada de Bittar. É impossível? Não. Levando em conta que seu candidato a presidente lidera as pesquisas nacionais e no Acre, Bittar tende a ser carregado por esta onda.  Por aqui o Ibope mostra Aécio Neves (PSDB) com 59%, contra 32% de Dilma Rousseff (PT).

Por estas e outras a minha manchete acima não é tão bizarra assim. O resultado concreto só no domingo. Posso estar completamente certo, como completamente errado. É esperar o Instituto Eleitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário