Páginas

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

G7 (Parte 2)

MPF denuncia sobrinho de Tião Viana por formação de quadrilha e fraudes 

O MPF (Ministério Público Federal) apresentou na última sexta-feira (17) denúncia à Justiça contra o sobrinho do governador do Acre, Tião Viana (PT), Tiago Viana Neves, por suposta formação de quadrilha e fraudes em licitações. Este é o primeiro desdobramento do processo judicial da operação G7, deflagrada em maio do ano passado pela Polícia Federal, que prendeu secretários do governo e empresários da construção pelos mesmos crimes.

Tiago Viana foi incluído no processo por, ao longo das investigações, a polícia encontrar uma eventual participação dele em esquema de desvio de verbas do SUS com um dos empreiteiros envolvidos. Segundo o MPF, Narciso Mendes Júnior, em parceria com outros sócios, fundou a Centro Medicina Diagnóstica Ltda.

Como então diretor de análises clínicas da Secretaria de Saúde, e usando de sua influência no governo, Viana Neves teria favorecido a empresa com informações privilegiadas e atuando para que ganhasse as licitações para exames de radiologia.

Todo o esquema, segundo a denúncia, teria ocorrido em 2012 e acabado após a operação policial.  O MPF afirma que a criação da Centro já tinha como objetivo abocanhar as licitações do sistema responsável pela digitalização de imagens radiológica do Estado, da Secretaria de Saúde. Os procuradores dizem que, oito meses antes da concorrência pública, o acordo já estava fechado para que a empresa fosse a vencedora.

Tiago Neves e Narciso Mendes chegaram a ser presos pela Polícia Federal no dia 10 de maio. O sobrinho do governador obteve liberdade um dia depois. Narcisinho, como o empreiteiro é conhecido, e outros 14 acusados, incluindo o ex-secretário de Obras e agora assessor especial de Tião Viana, Wolvenar Camargo, ficaram na cadeia por 40 dias.

O processo da G7 ainda investiga os supostos crimes nos processos de licitações do “Ruas do Povo”, programa do governo que tem como meta asfaltar todas as ruas do Estado. Narciso Mendes Júnior também é investigado em suposta formação de cartel para fraudar e eliminar concorrentes nas licitações do “Ruas do Povo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário