Páginas

domingo, 26 de outubro de 2014

Mais 4 anos

Tião Viana é reeleito para mais quatro anos no governo do Acre 

O médico Tião Viana (PT) foi consagrado nas urnas na noite deste domingo para comandar o Acre por mais quatro anos a partir de 2015. O petista venceu o adversário Márcio Bittar (PSDB) com 51,30% dos votos válidos.

Já o tucano obteve 48,70%. A vitória assegura o quinto mandato consecutivo do PT à frente do Palácio Rio Branco, dando ao partido 20 anos de hegemonia no Estado. Depois de uma eleição acirrada no primeiro turno, Viana venceu Bittar com uma diferença de pouco mais de 10 mil votos.

Em relação à votação do último dia 5, a diferença caiu para mais de 60 mil votos. Apesar de garantir a reeleição, Viana não foi capaz de conter o favoritismo do presidenciável tucano Aécio Neves no Acre. Ele venceu Dilma com uma margem de folga: 63% contra 36%.

Com o resultado, a militância petista invadiu as ruas de Rio Branco para comemorar a vitória. O tradicional estacionamento da Arena da Floresta é o ponto de encontro. Os votos na capital, por sinal, foram bastante disputados. Apenas um por cento separou o petista do tucano. Enquanto o petista obteve 99 mil votos, Bittar ficou com 97 mil. Com isso, Viana reverteu o resultado do primeiro turno quando os votos da oposição, somados, ultrapassaram a Frente Popular.

Já em Cruzeiro do Sul, segundo maior colégio eleitoral, apenas 800 votos evitou o petista de amargar a derrota. Em Sena Madureira, com o terceiro maior número de eleitores, Bittar saiu vitorioso: 56% a 43%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário