Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Palanque BBC 2 turno


Na madrugada da última quinta-feira, 18 de outubro, uma forte chuva atingiu Rio Branco, a capital do Acre. Para os mais antigos era o prenúncio da chegada do ''inverno amazônico'', como é chamado o período de chuvas na região, que vai de outubro a fins de março. Para as famílias que moram no bairro Preventório é o início de mais uma temporada de tormento e angústia.

Os moradores convivem com o risco constante de deslizamento. As marcas da erosão estão visíveis por toda a parte. No caminho, ficaram pedaços daquilo que um dia foram casas e ruas. No local, não entra carro nem moto. O único acesso é por escadas de madeira em péssimas condições.

A reportagem visitou o Preventório na manhã daquela madrugada chuvosa. A terra estava encharcada e os degraus lisos como sabão molhado. A qualquer vacilo o tombo é inevitável. Da porta de casa, Isaque de Oliveira vê a erosão se aproximando.

Ele mora no bairro há cinco anos, já montou e desmontou a casa de madeira várias vezes. ''Quando cheguei aqui a casa era lá perto daquela árvore'', aponta ele para uma distância de 20 metros. No Preventório a maioria dos moradores é nômade dentro da própria comunidade; estão sempre em busca da ''terra firme'' e sempre tendo de montar e desmontar suas casas.

Veja texto completo na BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário