Páginas

terça-feira, 9 de outubro de 2012

MDB de volta?

A oposição esteve hoje reunida na sede do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O PMDB é o mesmo MDB dos anos da ditadura militar que reunia toda a oposição. O MDB aglutinava as correntes da esquerda órfãs pelo bipartidarismo, e opositores aos generais, sem necessariamente serem socialistas, marxistas, trotskistas...

Hoje, durante a coletiva de imprensa para anunciar a união da oposição no Acre para enfrentar o petismo, imaginei como os tempos mudaram. O PMDB acreano colocou em sua sede nesta terça partidos das mais diversas matizes ideológicas, da direita à esquerda, até as legendas nanicas de aluguel.

O grupo reunido no PMDB tinha um adversário comum: o teoricamente esquerdista PT, que tenta de todas as formas sobreviver no poder. A ideologia comum da oposição em terreno peemedebista é uma só: vencer o PT para manter algum suspiro de democracia no Acre.

Um dos princípios básicos da democracia é a alternância de partidos no poder. No Acre está tudo dominado. O PT no governo usa da máquina estadual e federal para sua perpetuação. A oposição, limitada pelos superpoderes do petismo, aos poucos vai conseguindo respirar.

Elegeu a maioria dos prefeitos no interior, incluindo o segundo maior colégio eleitoral, Cruzeiro do Sul. O PSDB tem seis prefeitos eleitos, o PMDB quatro. O presidente do PSDB, Marcio Bittar, ressaltou a necessidade de a oposição sair vitoriosa nas urnas para garantir o livre Estado democrático de direito, “em que as pessoas tenham a liberdade de pensar, de se expressar, de escolher suas preferências políticas sem serem perseguidas por isso”.     

Veja mais:

 PT fica sem alianças e PSDB fecha com oposição 

Um comentário:

  1. O que dá pra perceber, na verdade, é que falta oposição. Voltar aquela turma do Flaviano, ninguém merece! Enquanto as pessoas honestas fugirem da política, nós estamos fadados a ter péssimos governantes.

    Gostei muito do seu blog.

    Grande abraço

    ResponderExcluir