Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Rentabilidade Verde


Acre cria o Fundo de Investimento para reflorestamento 

A Assembleia Legislativa do Acre Aleac aprovou nesta terça-feira, 30, projeto de lei enviado pelo governo do Estado que cria o Fundo de Investimento de Participação (FIP) para reflorestamento. Como primeiro e grande investidor, o governo aplicará US$ 8 milhões nesta fase inicial para atrair outros investidores, tanto nacionais como estrangeiros.

O dinheiro do governo aplicado no negócio é oriundo dos empréstimos aprovados em 2012 junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Com o FIP, o Palácio Rio Branco espera dividir com a iniciativa privada os investimentos na economia florestal. O objetivo é captar recursos para investimentos no reflorestamento de áreas degradas, repetindo o modelo público-privado já adotado no complexo de piscicultura.

As florestas recuperadas servirão como fonte de matéria-prima para a indústria madeireira centrada em Rio Branco. Com as principais florestas localizadas em regiões de difícil acesso, o custo do transporte das toras até o parque industrial é triplicado. Com reservas mais próximas da capital, o setor diminui despesas e aumenta os lucros.

É de olho nesta maior lucratividade que o governo espera atrair os investidores do fundo. De acordo com secretário Márcio Veríssimo (Planejamento), o governo projeta, com esta medida, aumentar para 8% a participação da economia florestal no PIB acreano.

Criado o fundo, de acordo com o secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, Fábio Vaz, o governo abrirá edital para passar seu gerenciamento a um corretor credenciado. Todo o controle do fundo será gerenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão ligado ao Ministério da Fazenda.

Segundo ele, o controle pela CVM vai assegurar a segurança e a transparência do fundo, instrumento fundamental para garantir a solidez do negócio e atração de investidores. Segundo ele, a rentabilidade do FIP será de médio e longo prazos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário