Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

No vermelho

Desequilíbrio leva Estado do Acre a gastar mais do que arrecadou em 2012 

Com informações da Folha de S Paulo 


A queda nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o comprometimento do orçamento com a folha de pessoal e o pagamento da dívidas levaram o Acre a ficar com déficit em suas contas em 2012. É o que mostra reportagem da “Folha de S Paulo” desta segunda-feira. Além do Acre, outros sete Estados não conseguiram equilibrar as finanças ano passado.

Somente de FPE, responsável por 60% das receitas, o Acre perdeu R$ 300 milhões.  Em 2012, o Acre atingiu o limite prudencial de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o que levou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a emitir alerta ao governo.

Levantamento feito pela Folha aponta que pelo menos sete Estados - Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Acre, Amapá e Roraima - e o Distrito Federal contabilizaram déficit primário no ano passado.

Enquanto a economia e a arrecadação de impostos crescem em ritmo mais lento, o governo Dilma Rousseff tem elevado as possibilidades de endividamento dos Estados e oferecido financiamento para obras públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário