Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

Refugiado

Senador boliviano completa um ano em embaixada 


O senador boliviano Roger Pinto Molina, eleito pelo departamento (Estado) de Pando, na fronteira com o Acre, completa nesta terça, 28 de maio, exato um ano refugiado na embaixada do Brasil em La Paz. No dia 28 de maio de 2012, Molina adentrava no interior do prédio localizado na região central da capital boliviana.

Abrigado em uma sala, ele está impedido de deixar o país vizinho. Um dos principais opositores do governo Evo Morales, contra ele pesam acusações de conspiração contra a vida do líder do país, entre outros supostos crimes.

Caso coloque os pés fora da embaixada, Molina será preso. Para ter o direito de deixar a Bolívia sem o risco de prisão, o senador impetrou um habeas-corpus extraterritorial junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro.

A defesa pede que a presidente Dilma Rousseff, como a responsável pelas relações políticas de Brasília com outros países, intervenha junto a La Paz para que o senador possa sair da embaixada e entrar no Brasil como refugiado político. A família de Molina já se encontra em Brasileia (AC), onde aguarda status de refugiada política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário