Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A volta da normalidade

O governador Tião Viana (PT) aos poucos vai retomando a relação com sua base política na Assembleia Legislativa. Depois de um fim de primeiro semestre tenso por conta do apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com o pagamento de aposentadoria para ex-governadores, os deputados tendem a voltar do recesso no clima paz e amor com o governo –e de olho na reeleição do próximo ano.

Desde a semana passada Tião Viana tem recebido os deputados em seu gabinete. Os encontros ocorrem até mesmo com os deputados mais rebeldes, e que inspiram pouca confiança no Executivo. Conhecido por suas alfinetadas nos discursos de plenário, Walter Prado (PEN) foi recebido por Tião, além de acompanhá-lo em agendas externas.

A um ano das eleições –apontadas como uma das mais duras a ser enfrentada pela Frente Popular – o governo trabalha para manter a base unida e evitar possíveis cooptações pela oposição. Governistas já contabilizam os prejuízos com a saída do PTB, PR e PSB.

Os rompimentos representarão menos tempo de propaganda eleitoral para Tião Viana em sua tentativa de reeleição. Nos últimos dias os deputados vinham reclamando da relação com o governo. A insatisfação levou a maioria dos membros da base a assinar a PEC apresentada pelo oposicionista Gilberto Diniz (PTdoB).

Para evitar mais sustos neste segundo semestre de ano pré-eleitoral, o Palácio Rio Branco apazigua a base com a promessa de apoio às suas respectivas reeleições. A bancada anda descontente com a perspectiva de ter como concorrentes em 2014 secretários de Estado cujo padrinho principal seja o governador.

 Tião tem assegurado que isso não ocorrerá, com o Executivo não interferindo na disputa proporcional. Diante desta sinalização, os deputados prometeram fidelidade às matérias de interesse do Executivo, além de barrar eventuais propostas de CPI por parte da oposição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário