Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O empoderamento


Desde a última quinta-feira estive longe do conforto da vida num centro urbano
A convite do senador Sérgio Petecão (PSD) o acompanhei numa viagem pelos municípios mais isolados do Acre: Santa Rosa, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

Em 2008, quando trabalhava para o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), percorri Santa Rosa e Jordão. De lá para cá estas duas cidades mudaram bastante.

Estão mais urbanizadas, deixando aquele aspecto de vilas abandonadas no meio da floresta Amazônica. Muita coisa ainda precisa melhorar, é verdade. Os serviços públicos do Estado ainda deixam muita a desejar, mas as populações destas cidades hoje contam com um pouco mais de dignidade.

Com quem conversei uma das unanimidades foi a afirmação de que o responsável por esta salto na melhoria da qualidade de vida ocorreu no governo Binho Marques (2007-2010). O petista tinha como foco de seu governo a inclusão social, com as ações do governo voltadas para ajudar as comunidades mais carentes.

Era aquilo que ele chamava de o “empoderamento das comunidades”. Santa Rosa e Jordão ainda não estão “empoderadas”. Ainda falta o básico do básico, no isolamento tudo é mais difícil.

Tanto assim que estas duas cidades figuram nas últimas posições do ranking de IDH divulgado recentemente pela ONU. O poder de ação do Estado deve voltar suas atenções mais para estas comunidades no meio da Amazônia.

Por sinal, a certeza que tive nesta viagem foi aquilo que sempre imaginava: O Brasil está de costas para a Amazônia.

Ao longo da semana vou postando outras leituras e observações desta gratificante jornada.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário