Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Lição vizinha


No fim de semana passei pela cidade boliviana de Cobija, capital do departamento de Pando –na fronteira com o Acre.

Ao andar pelas ruas me impressionei pela quantidade de bandeiras da Bolívia hasteadas no comércio e nas casas. No centro comercial era visível quase em cada loja o pavilhão lá pendurado.

Fiquei a fazer a comparação com o patriotismo brasileiro –de quatro em quatro anos de copa do mundo.

Aqui na fronteira temos o costume de classificar os bolivianos como os mais repugnantes do planeta, mas vejo o quanto temos que aprender com eles. Um povo que por causa da construção de uma estrada (financiada pelo governo brasileiro) ocupa as praças, e por muito pouco não colocou um presidente aliado para fora, o Evo Morales –estes são os nossos vizinhos.

Aqui no Brasil os nossos cofres são roubados diariamente pelos homens públicos e não temos a mínima capacidade de indignação. Em junho fomos para as ruas somente pelos 20 centavos, um modismo que ficou nisso.

Vou sugerir a cada brasileiro passar uma semana na Bolívia para pegar umas aulas de consciência política; quem sabe assim possamos escolher melhor nossos representantes em 2014.

P.S: Em 6 de agosto também é comemorada a Independência da Bolívia. Em 1825 o país se declarou livre da coroa espanhola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário