Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Índios visíveis

Vídeo comprova existência de tribo indigne isolada no Brasil 

Por History Channel 

Um vídeo divulgado recentemente pela Funai comprovou a existência do índios Kawahiva, tribo nômade, que vive fugindo por conta das ameaças na região norte do Mato Grosso. Trata-se de um vídeo de dois minutos, produzido em 2011, e divulgado apenas agora. As imagens mostram um grupo de pessoas - homens, mulheres e crianças - andando nus, com arcos e longas flechas.

De acordo com a Funai, o vídeo foi divulgado como "prova" da existência da tribo, por conta de latifundiários que desejam a posse destas terras remotas o Mato Grosso.

Funai sabe da existência dos Kawahivas desde 1999. Esta tribo é composta por caçadores e coletores de frutas, que se deslocam constantemente por causa de mineiros, agricultores, madeireiros e proprietários ilegais.

No fim de julho, houve a delimitação de um território de 411.848 hectares em que só é permitida a entrada de não índios com autorização da Funai. Mas a reserva só foi criada depois de resolvidos problemas judiciais com fazendeiros e após uma análise do Ministério da Justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário