Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Surfando

A ex-senadora acreana Marina Silva, que tenta viabilizar sua Rede Sustentabilidade, é a candidata a presidente da República que mais cresceu nas pesquisas de intenção de voto. Após ficar tecnicamente empatada em segundo lugar com Aécio Neves (PSDB-MG) na pesquisa do início de junho, Marina está isolada na mesma posição. Ela saiu de 16% para 23%. A presidente Dilma Rousseff, que até semanas atrás venceria no primeiro turno, não tem a mesma vantagem.

Se as eleições fossem hoje, Marina Silva seria a adversária mais provável de Dilma no segundo turno. Dilma tinha 51% da preferência dos eleitores entre os dias 6 e 7 de junho, caindo para 30% agora. A candidatura da ex-ministra Marina é a mais aceita entre os jovens, perfil dos manifestantes que ocuparam as ruas do país nos últimos dias.

Adversário mais direto de Marina, o tucano Aécio Neves saiu de 14% para 17%. A se confirmar este cenário, ela pode superar os mais de 20 milhões de votos recebidos em 2010. A votação dela foi essencial para definir o segundo turno entre Dilma e José Serra (PSDB). Analistas políticos de Brasília já avaliavam Marina como a presidenciável mais beneficiada com a recente onda de manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário