Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Fui de bike


Enquanto governos do mundo inteiro adotam políticas para incentivar o transporte alternativo, que não causem impactos no ambiente, no Estado Amazônico do Acre ocorre o inverso.

Com um dos piores sistemas de transporte coletivo do Planeta, Rio Branco passou a ganhar nos últimos anos as bicicletas elétricas. Econômicas, elas podem alcançar até 50 km/h sem nenhum esforço físico de seu proprietário, e sem despejar um metro cúbico de gases poluentes.

As magrelas elétricas passaram a ficar na mira da cobrança de impostos do Estado. Não bastasse a já famigerada indústria da multa com seus radares e agentes de trânsito sempre prontos a dar aquela canetada o Detran/AC quer  enquadrar os condutores da bike ecológica nas “normas do trânsito”.

Este é um eufemismo para dizer que a partir de agora os ciclistas serão obrigados a pagar algumas taxas que alimentam a milionária indústria do Detran. Ele precisará ter a carteira de habilitação e o veículo a pagar alguns impostos.

O governador Tião Viana (PT) foi um dos primeiros usuários das bikes elétricas; defendeu o seu uso como forma de diminuir os congestionamentos em Rio Branco.

Pena as autoridade de trânsito não terem entendido o recado de Tião

Nenhum comentário:

Postar um comentário