Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Amazônia Gelada


Após um fim de semana com os termômetros acima dos 35o, os acreanos começaram esta quarta-feira com temperatura de 7,5º e sensação térmica abaixo de zero. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), às 11h (hora local) a temperatura mínima era de 9o, com sensação de 5o. Especialistas afirmam que este é um dos maiores frios no Estado dos últimos 15 anos.

Segundo o meteorologista Davi Friale, há a possibilidade de neve na madrugada desta quinta. “As condições atmosféricas estão favoráveis à queda de neve leve, entre 3 e 6 horas da manhã, pois faltam,apenas 2º, para que esse fenômeno ocorra no Acre já que as outras condições que são alta umidade do ar, com nuvens espessas e baixas, estão presentes”, diz o especialista.

Desde a madrugada desta terça-feira que as temperaturas despencaram no Estado amazônico. Depois de um fim de semana e uma segunda-feira com os termômetros acima dos 35o, com sensação térmica chegando a 40o, os acreanos começaram a terça com garoa, céu fechado e muito vento gelado.

Na tarde desta segunda o forte calor superava os 35o. Sem chuvas há pelo menos duas semanas, o clima seco contribuía para o aumento da sensação de calor. Durante a noite as primeiras nuvens começaram a se formar, mas a sensação térmica não era a mais amena. Em alguns pontos da capital, Rio Branco, choveu forte.

Foi durante a madrugada que a friagem fez os acreanos tirarem dos fundos do guarda-roupa as capas de frio, acessório pouco utilizado no clima quente e úmido da Amazônia. 

O frio permanecerá até o próximo sábado, quando as baixas temperaturas começam a perder um pouco de força, com a mínima de 18o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário