Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Aqui jaz uma PEC

Governo orienta base a enterrar PEC da aposentadoria de ex-governadores 

Informações repassadas por deputados que participaram de reunião da base governista na manhã desta quarta dão conta de que a orientação palaciana é para “enterrar” a Proposta de Emendas Constitucional (PEC) que acaba com o pagamento de pensão para ex-governadores.

Outros negaram esta informação, dizendo que a reunião foi para tratar da agenda de votações da Casa. Governistas que assinaram a PEC disseram que não vão retirar o apoio.

Os deputados da base governista ficaram em reunião por duas horas na sala do presidente Élson Santiago (PEN). Segundo informações, os parlamentares que assinaram a PEC foram pressionados a retirá-las. O apoio dos governistas foi essencial para que a matéria entrasse em tramitação.

Até o momento o Palácio Rio Branco não se pronunciou sobre a PEC. O governador Tião Viana está em agenda oficial fora do Acre. Extinta em 1996, o benefício foi retomado no final do governo de seu irmão, o hoje senador Jorge Viana (PT).

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Moisés Diniz (PCdoB), afirmou nesta quarta-feira que não vai retirar sua assinatura em apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com o pagamento de pensão para ex-ocupantes do Palácio Rio Branco. “Não retiro a minha assinatura nem com um revólver na cabeça”, diz ele, que também preside o PCdoB, principal aliado do governo petista.

O líder do PSDB, Wherles Rocha, promete se retirar do plenário caso haja manobra para engavetar a PEC.

A proposta precisa ser votada em 60 dias. A Mesa Diretora já oficializou a formação de Comissão Especial composta por cinco integrantes para a análise da matéria. Ela será composta por parlamentares dos partidos com as maiores bancadas.

Até a manhã desta quarta, somente o PT faltava indicar seu membro.    “Esta PEC é fruto de uma manifestação popular, quando mais de 20 mil pessoas ocuparam as ruas de Rio Branco pedindo o fim de regalias aos homens públicos. Eu não acredito que os deputados vão retroceder pois eles têm um compromisso com o povo, que foi quem nos deu o mandato”, diz o autor da PEC, Gilberto Diniz (PTdoB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário