Páginas

sábado, 23 de junho de 2012

O público oficial –e ponha oficial


A melhor notícia que se pode ter da convenção do PT na manhã de sábado (23) foi o tempo agradável. Depois de uma semana de Sol escaldante tostando a nossa cachola, hoje São Pedro soprou ventos mais frios pelas bandas do Montanhês.

Numa quadra pequena do colégio Pedro Martinello a militância vermelha saudava o nome de Marcus Alexandre. Ao fundo do palanque uma boa mostra da máquina a ser acionada no dia 7 de julho. A foto gigantesca de Marcus Alexandre dava uma noção da campanha publicitária e midiática que vem por ai.

Mas nada disso importa. O termômetro da corrida municipal mesmo estava (em tese) na plateia. Muito mais do que formada pelos moradores de um dos bairros mais pobres de Rio Branco, ela era composta por bons militantes que chegaram em seus confortáveis carros, sem se dar ao trabalho de apanhar um Tancredo Neves lotado-e atrasado.

Não havia problema de assalto. A Polícia Militar estava presente para garantir a segurança dos carros dos companheiros. Até o comandante da tropa vestiu a blusa vermelha e marcou presença na convenção. Esperava-se duas mil pessoas; confesso que não sou a melhor pessoa para fazer este cálculo de público, mas não sobrou espaço na quadra.

Dois palcos –um em cada extremidade – completavam o cenário. No do fundo a banda esquentou o povo tocando forró e depois o jingle que vai embalar a militância. A plateia também era composta pelos cabos eleitorais dos candidatos a vereador. Só a FPA tem 150 disputando 18 vagas na Câmara.  

É óbvio que não se pode esperar uma convenção partidária repleta de pessoas do povo –exceto o deles. O eleitor não está interessado muito neste bla-bla-bla. A maioria só vota porque é obrigatório. Também não é de esperar que o povo esteja em massa ovacionando Tião Bocalom na próxima sexta.

Ao PT pesa a vantagem de ter a máquina na mão e mobilizar toda sua estrutura de cargos, o que encheria duas quadras como aquela. Portanto, não é por uma convenção nem por comícios que se pode dizer quem vai ganhar ou quem vai perder. Banderolas, balões e cartazes não dão voto. O vencedor será conhecido na noite do dia 7 de outubro. 

Até lá é só muita especulação e disse me disse.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário