Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Fundo (des) fundado

Diante do gesto do governo Tião Viana (PT) em deixar as informações sobre as operações do fundo previdenciário do Acre numa “caixa-preta”, os deputados estaduais de oposição agora pretendem fazer uma operação pente-fino nos dados do instituto estadual de previdência, o Acreprevidência. Uma das principais dúvidas da bancada é sobre como o governo aplicou o fundo no mercado financeiro.

Por lei, o Acreprevidência está livre para realizar os investimentos necessários com os recursos com o objetivo de capitalizar ainda mais o fundo. Mas os parlamentares querem informações sobre em que tipo de investimentos o instituto apostou. A grande preocupação é saber se houve grande aporte em ações da Petrobras, que desde a crise do “petrolão” vem perdendo valor de mercado, com a consequente desvalorização de seus papéis na Bolsa de Valores.

“Se o governo optou por aplicar parte deste dinheiro do fundo nas ações da Petrobras, então o dinheiro de nossos aposentados foi para o buraco”, comenta o deputado Gerlei Diniz (PP). O mesmo posicionamento tem Eliane Sinhasique (PMDB), que pedirá ao Acreprevidência informações sobre todos os investimentos realizados pelo instituto no mercado financeiro.

O fundo previdenciário passou a ser alvo da oposição desde que o governo se negou a antecipar o pagamento de benefícios aos aposentados atingidos pela cheia histórica do rio Acre, seguindo o exemplo do INSS. Em nota divulgada na semana passada, o presidente do Acreprevidência, José de Anchieta Batista, afirmou que por impedimentos legais o instituto ficava impedido de fazer esta antecipação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário