Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2015

As comunicações dos Viana

O mês de abril começou quente na política com as declarações feitas pelo senador Jorge Viana (PT) no café da manhã oferecido nesta segunda (6) aos jornalistas. Um dos assuntos principais acabou sendo as comunicações desenvolvidas pelos governos dos irmãos Jorge e Tião Viana. Existe uma notória e explícita diferença. Os tempos são diferentes e as tecnologias avançaram a uma velocidade de trem-bala neste intervalo de mandatos.

Tião Viana tem uma política de comunicação desastrada. Isola-se de uma boa relação com os jornalistas, usa seu Twitter para agredir profissionais de imprensa e carimba como inimigos políticos aqueles que não rezam na cartilha oficial do Palácio Rio Branco. Para piorar, colocou como secretário de Comunicação um jornalista que se mostrou sem o mínimo equilíbrio emocional para uma função nobre.

Ao invés de se preocupar em conduzir uma política pública de comunicação séria, Rosas passou a maior parte do tempo fazendo futricas. A substituição dele pela jornalista Andréa Zílio é um alento para sinais de mudanças. Espera-se que um novo conceito na relação entre governo e imprensa seja estabelecido, e que jornalistas críticos ao governo não sejam mais levados para fuzilamento em praça.

Jorge Viana tinha seu estilo mais aberto de se relacionar com os jornalistas, mas não se pode negar que seus oito anos foram marcados por uma atuação linha-dura e de censura com a imprensa. O que há em comum entre os governos de Jorge e Tião é o uso da verba de mídia para controlar o que pode e o que não pode ser publicado.

Isso foi bem mais forte na gestão Jorge. Hoje percebe-se uma atuação mais aberta por parte de Tião. Enquanto Jorge Viana governou dominando um setor que ainda tinha certo monopólio sore a difusão de informações e causava influencia, agora os meios de comunicação tradicionais se veem sucumbidos pelas redes sociais, com todo cidadão sendo espécie de “jornalista de plantão”.

Controlar a imprensa com verba pública é o mesmo que nada. Tião Viana parece ter percebido isso e demonstra ter deixado a imprensa livre. Nunca antes se viu um governo do PT no Acre ser tão criticado como agora –talvez pelo atraso no pagamento da verba publicitária.

O grande problema da equipe de comunicação de Tião Viana é deixa-lo num Torre de Marfim isolado de tudo e de todos. Está na hora de ele também pagar uma tapioca para os ditos “jornalistas de oposição”, e parar de criticar seu irmão, quando o mesmo faz críticas construtivas para seu próprio bem.

E evitar comentar a política de comunicação do governo Jorge Viana por “questões éticas” não é a mais sábia das declarações, quando nenhum dos governos agiu nem age de forma ética com a imprensa acreana. Ambos usaram de dinheiro público para solapar um dos princípios básicos da democracia: a liberdade de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário