Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

O bom garçom

O ex-prefeito de Rio Branco e deputado federal Raimundo Angelim (PT) foi confirmado na semana passada o novo líder da bancada acreana em Brasília. A indicação de Angelim já tinha sido antecipada por Contilnet Notícias no começo do mês, e confirmada agora. O petista terá como vice da liderança o também deputado de primeiro mandato Alan Rick (PRB).

Raimundo Angelim foi o candidato a deputado federal mais bem votado nas eleições de 2014. Sua boa gestão à frente da prefeitura da maior cidade do Estado é apontada como o fator que impulsionou o desempenho nas urnas. Ele substitui o senador Sérgio Petecão (PSD), que ocupou a função nos dois últimos anos.

O sucessor natural de Petecão era Sibá Machado (PT). Com sua escolha para liderar a bancada do PT na Câmara, Sibá indicou Angelim para a função. Mas o cargo de ex-prefeito foi outra grande credencial para o petista liderar a bancada. Angelim é um especialista da política “pires na mão”, a busca implacável de um prefeito de uma capital pobre por verbas federai.

E são estas verbas que asseguram a sobrevivência do Acre – seja debaixo de chuva ou na seca. Oito anos à frente da prefeitura e da associação dos municípios do Acre o fizeram conhecer os caminhos e labirintos para chegar até as minas federais.

Politicamente o cargo de líder assegura boa visibilidade diante dos eleitores. Se souber bem buscar recursos e (o mais importante) sua liberação pode obter bons dividendos nas próximas eleições.

Afinal, conseguir dinheiro para prefeituras e governo passou a ser o grande mérito dos deputados e senadores acreanos, ao invés de exercerem a função de um parlamentar, de fiscalizar as ações do governo e cobrar a correção de problemas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário