Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Oposição x base

Oposição na Assembleia do Acre é a maior entre os Estados do Norte 

O governador petista Tião Viana é o que enfrenta, entre seus colegas eleitos e reeleitos em 2014 na região Norte, a maior oposição dentro das assembleias legislativas. É o que mostra reportagem da “Folha de São Paulo” publicada nesta segunda-feira (23). Conforme o levantamento, a oposição acreana ocupa nove cadeiras no parlamento estadual, o que representa 37% do total dos 24 assentos.

Na vizinha Rondônia, por exemplo, o governador Confúcio Moura (PMDB) tem maioria esmagadora, com apenas dois deputados lhe fazendo oposição. Proporcionalmente, a oposição do Acre no legislativo estadual é a sétima maior do país. Roraima e Tocantins lideram; nestes Estados a oposição é maioria,  representando, respectivamente, 71% e 54%.

Esta é uma das oposições mais organizadas que o governo do PT, m seu quinto mandato, enfrenta no Acre. O mesmo quadro se repetiu em 2010, mas com o passar dos anos parlamentares eleitos pela oposição migraram para a base governista.

Na eleição passada nenhum dos que fizeram esta migração foram reeleitos. Apesar da atual boa representatividade, a oposição não representa ameaças aos interesses do Palácio Rio Branco na Assembleia. O governo tem maioria folgada para aprovar seus projetos e barrar propostas inconvenientes dos adversários.

O domínio das cadeiras pelo petista também assegura deixa-lo livre de um eventual processo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) caso ele seja denunciado pelo Ministério Público, e a acusação aceita pelo Judiciário. É preciso uma autorização especial da Assembleia Legislativa para que o governador seja processado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário