Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Prosa rural

A mensagem enviada por Tião Viana à Assembleia Legislativa esta semana deixa bem evidente as claras diferenças entre seu governo e o de seu irmão, Jorge Viana. O texto de Tião tem o aroma das fazendas, do campo, do setor rural. Já Jorge tinha a cara da floresta, da utopia de um Estado rico a partir da exploração sustentável de nossas riquezas florestais, o chamado governo da floresta. Com Tião, porém, o governo pode ficar definido mesmo como o da zona rural. Do outro lado a “florestania” caminha para se tornar uma excelente peça de pesquisa no Wikipedia.

Saiu o governador “conservacionista” e entrou o desenvolvimentista ao extremo. A mensagem de Tião Viana tem tantos dados sobre os investimentos na produção rural, com cifras milionárias, que o leitor mais atento se pergunta: e o legado de Jorge da propaganda da potência florestal? Parece ter virado poeira. As citações às políticas de fomento ao campo ganharam parágrafos e mais parágrafos, enquanto o extrativismo florestal apenas algumas linhas.

Tião Viana ainda carrega conceitos como desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental, mas para ele o interessante é nos transformar no Mato Grosso ocidental. Nunca antes na história deste Estado se viu um governo investir tanto na cadeia produtiva rural. Talvez movimento semelhante ocorreu só no regime militar, com a venda de terras no Acre a preço de banana e a transformação dos seringais falidos em grandes fazendas.

Mas como questão de sobrevivência política, Tião precisou abandonar a bem-intencionada “florestania” do irmão, que manteve o Acre na pobreza (inclusive os moradores da floresta), e incapaz de produzir o mínimo necessário para nossa segurança alimentar. Tião tenta tirar o Acre do atraso da centralização de toda a riqueza rural somente na pecuária, diversificando o campo com o incremento da produção de grãos e a criação de outros animais, sobretudo o peixe.

O primeiro mandato de Tião –usando uma linguagem rural - foi para plantar as primeiras sementes desta nova política de desenvolvimento. No segundo poderemos saber se a safra será boa ou se tudo não passou de mais uma estratégia de propaganda. O petista está no caminho certo. Temos terras férteis para produzir, sem precisar desmatar.

Ao invés de perseguir o produtor rural, o governo precisa ser aliado, oferecer as tecnologias e assistência necessárias. Mas também não podemos negar nosso potencial florestal, cujo retorno dos investimentos leva o mesmo tempo para uma samaúma se transformar na rainha da floresta. O Acre é um Estado pobre, com população na pobreza, e as políticas de desenvolvimento precisam ter impactos positivos a curto e médio prazos.  Não podemos conviver com mais 100 anos de atraso.

E o setor rural fortalecido é um dos caminhos mais curtos para a miséria ficar num passado remoto.

Cavalheirismo 
O prefeito Marcus Alexandre (PT) tem dado exemplo de respeito para com a Câmara Municipal. A cada abertura de ano legislativo faz questão dele próprio fazer a leitura da mensagem governamental, ao invés de buscar agendas fora do Estado apenas para fugir do Dia D. Assim tem agido o governador Tião Viana mostrando desdém para com a Assembleia Legislativa. Que o prefeito continue com esta boa cordialidade, mesmo que num eventual segundo mandato. Ele se comporta como bom republicano.

Colírio 
Outra boa medida de Alexandre foi sancionar a lei que regulamenta a exposição dos outdoors em Rio Branco, projeto discutido ainda na gestão do agora deputado federal Raimundo Angelim (PT). Em São Paulo as regras ficaram conhecidas como Cidade Limpa; por aqui segue a mesma linha. Rio Branco já está muito desconfortável com tantas crateras em ruas e avenidas, e a poluição visual triplica a sensação de mal-estar.

Enfermaria 
Um caso interessante no PCdoB são seus dois últimos líderes na Assembleia Legislativa: Eduardo Farias e Janilson Leite são médicos. A conclusão é: com o partido na UTI após o fiasco das urnas em 2014, somente mesmo estes profissionais para garantir alguma sobrevida. A partir de agora só a precisão cirúrgica dos doutores para ressuscitar este paciente combalido.

Debates 
O senador Jorge Viana (PT) esteve ontem participando do programa Globo News Política, com Alexandre Garcia. Ele debateu com o veterano deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) o atual cenário político brasileiro, as propostas de reformas no Congresso, além das projeções a partir das eleições de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Câmara e Renan Calheiros (PMDB-AL) no Senado. Jorge voltou a não fazer questão de esconder seu entusiasmo com a colega Marina Silva.

Retribuição 
Não há dúvidas de que Sibá Machado é um petista exemplar, por isso merece o cargo de líder da maior bancada da Câmara –uma tremenda responsabilidade. Sibá tem o DNA do PT, respira PT e se alimenta de PT. Como parlamentar é atuante e toma a linha de frente nos debates mais espinhosos.

Retribuição 2
Garantiu a reeleição mesmo que a contragosto do vianismo, que não o perdoa por tê-lo enfrentado na eleição interna do partido em 2013.. Mas o fator principal para sua ascensão foi atuar como advogados dos mensaleiros na Câmara. Razões para isso ele tem: afinal, seu grande padrinho político é José Dirceu, condenado como o operador deste grande esquema de corrupção.

Fale comigo
fabiospontes@gmail.com
Siga-me no Twitter
@fabiospontes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário