Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sopa de letrinhas


Maioria dos partidos da Frente Popular não tem assento na Câmara

A FPA (Frente Popular do Acre) se apresentará em 2014 como a maior coligação de partidos das últimas eleições para o governo do Acre. Ao todo, 17 legendas integram oficialmente o bloco.

Com a criação do PROS o número vai para 18. Mas esta vantagem numérica pode não representar benefício político para o governador Tião Viana (PT) em sua busca pela reeleição

A razão é simples: a maioria dos partidos da FPA não tem cadeira na Câmara dos Deputados; deste total, nove não possuem um único deputado federal.

Com isso, estas legendas nanicas ficam apenas com alguns segundos na propaganda eleitoral obrigatória. A oposição, caso saia num “blocão” para o governo, pode até superar a coligação na divisão dos minutos no primeiro turno.

Dentro da Frente Popular o partido com maior tempo é o PT. Como tem a maior bancada na Câmara, a legenda sozinha  supera a soma das nove sem representação na Câmara: Aliados importantes como PCdoB, PSB e PDT asseguram aos governistas uma boa soma de minutos na campanha de rádio e TV.

A oposição tem ao seu dispor o PMDB com a segunda bancada e o PSDB logo em seguida. O PSD, dono da quarta bancada, também é fator de peso nesta balança, com o PP em quinto. Com a criação do PROS, Solidariedade e da Rede Sustentabilidade é provável que a divisão do tempo de cada partido seja recalculado.

Além de ser uma complicada e explosiva sopa de letrinhas, a Frente Popular hoje reúne partidos dos mais variados matizes políticos. Da esquerda moderada como PT e PCdoB até a extrema direita representada por siglas cristãs. Manter esta concha de retalhos tem custado caro a nós acreanos. 

Não à toa temos uma máquina pública inchada de tantos cargos comissionados.  Abrigar estas legendas, mesmo que sem nenhuma representação no Congresso, tem como preço empregar em alguma repartição o presidente do partido, sua mulher, filhos e quem mais estiver em seu raio de alcance.

É desta forma que se vai mantendo a tão festejada unidade da Frente Popular.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário