Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Modelo à vista

Acre recebe comitiva internacional dos Governadores para o Clima e Florestas 

Sérgio Carvalho 
Agência de Notícias do Acre 

Entre os dias 27 a 29 de setembro, o Acre receberá a visita de representantes do Estado da Califórnia (EUA), da Província de Chipas (México), de Quebec e British Columbia (Canadá) e do Secretário-Geral da GCF que participarão da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF).

O Acre faz parte da GCF que é uma força tarefa subnacional estabelecida com base em um memorando de entendimentos, assinado em 2008, que fornece subsídios para a cooperação em inúmeros assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa.

O propósito da visita é conhecer de perto as experiências do Acre em desenvolvimento sustentável e serviços ambientais, considerando a sua liderança no âmbito GCF, além do fortalecimento da relação estabelecida através do memorando de entendimento entre Califórnia, Acre e Chiapas por meio da realização de reuniões e visitas a projetos desenvolvidos no Estado.

Dentre as diversas atividades da comitiva no Acre, destacam-se a visita ao Complexo de Piscicultura, em Senador Guiomard (Quinari), e aos projetos sustentáveis desenvolvidos em Xapuri, como a fábrica de preservativos Natex e o manejo de florestas no Seringal Cachoeira.

Após a visita ao Acre, o grupo, acompanhado por uma equipe de Governo, parte para a cidade peruana de Porto Maldonado, onde participarão da reunião anual do GFC, oportunidade única para troca de informações e avaliação do progresso em relação aos objetivos do GCF relativos à Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) e ao desenvolvimento rural com baixa emissão.

Acre é considerado o mais avançado do mundo em ações voltadas para o setor de REDD+

O governo do Estado do Acre, pelo seu Sistema Estadual de Incentivos a serviços Ambientais – SISA, por meio de seu programa de Incentivos Ambientais - Carbono – ISA,  tem sido considerado o mais avançado do mundo em ações voltadas para o setor de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal(REDD+), basicamente, parte da ideia de incluir na contabilidade das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e a degradação florestal.

O Acre é o primeiro estado brasileiro, e no mundo, a regulamentar e estabelecer uma estrutura que permite a captação de recursos decorrentes da redução de emissões por desmatamento e degradação das florestas.

Atualmente o Programa Isa-Carbono encontra-se em processo de implementação que tem permitido o aporte de recursos oriundos de investidores externos para o Estado. Desta forma, demonstra sua viabilidade enquanto alternativas na prevenção e conservação ambiental e na redução de emissão de gases efeito estufa na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário