Páginas

sábado, 14 de setembro de 2013

A triste guarda

A reunião realizada na manhã deste sábado (14) na Seaprof para oficializar a junção das candidaturas dos deputados federais Sibá Machado e Taumaturgo Lima para a presidência do PT serviu para mostrar o descontentamento da velha-guarda petista com a atual presidência do partido.

Militantes orgânicos responsáveis por organizar o PT no Acre ainda na década de 1980 decidiram reaparecer, vendo na chapa de Sibá uma oportunidade de retomar espaços dentro da legenda. Nomes como Gerson Castro, Julio Barbosa, Maria Alves, José Veríssimo e Alberto Fernandes ressurgiram para declarar apoio.

A maior representatividade deste retorno pode ser expressa na candidatura de Julia Feitosa –amiga de Chico Mendes e uma de suas parceiras nos “empates” – para a presidência do diretório de Rio Branco.
Lideranças do movimento sindical, eclesiástico, rural e minorias que organizaram o PT e estavam relegadas a segundo plano voltaram a se unir em torno do nome de Sibá Machado.

Além dos petistas já de cabelo branco, parte da ala jovem também optou por apoiar a chapa que reúne as correntes Democracia Socialista, Articulação, Articulação Sindical e Esquerda Popular Socialista.

O deputado, ele mesmo, um militante de longas datas e com fácil interlocução na base. Esta base que se diz desprestigiada se organiza para reconduzir Sibá à presidência, que já ocupou o cargo entre 2001 e 2007. No manifesto lido, o grupo defendeu a “a volta da democracia no nosso ambiente partidário”.

“A nossa militância, principalmente a militância dos anos 80, estava se sentindo fora do partido, sem ambiente, sem condições de ser envolvida. Nós queremos reagrupar todos para construirmos um dos mais fortes palanques para a reeleição do nosso governador Tião Viana”, diz o candidato.

De acordo com Sibá, a proposta é exercer uma presidência de decisão colegiada. A velha-guarda critica a atual presidência por centralizar num pequeno grupo as principais decisões do partido.

“Nós queremos um PT que faça uma gestão para todos os petistas. Precisamos mudar nossa forma nos adaptando ao novo momento que a sociedade brasileira vive. Nós temos o desgaste natural do poder, mas precisamos nos ajustar para aquilo que o povo acreano pede da gente”, diz Taumaturgo Lima, agora vice de Sibá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário