Páginas

sábado, 6 de junho de 2015

Velocidade a jato

O inquérito que apura a suposta participação do governador Tião Viana (PT) no esquema de corrupção na Petrobras é o mais avançado entre os em andamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ). É o que afirma reportagem publicada pelo portal de notícias “G1”, tendo como base reportagem da TV Globo.

Além de Viana, outro governador investigado é o peemedebista Luiz Fernando Pezão, do Rio de Janeiro, e seu antecessor, Sérgio Cabral. Ambos tiveram os seus sigilos telefônicos quebrados a pedido da Polícia Federal junto ao STJ.

De acordo com fontes da TV Globo, o processo contra Tião Viana é o que tramita com maior celeridade. A maioria das provas já foi colhida, e os depoimentos de todos os envolvidos coletados.

 O Ministério Público Federal pediu um pente-fino na prestação de contas da campanha do petista ao governo do Acre, em 2010.

Viana é acusado de ter recebido R$ 300 mil do esquema de corrupção que funcionava com o pagamento de propina por empreiteiras a políticos, em troca de contratos em obras bancadas pela Petrobras.

O governador nega todas as acusações e afirma que sua prestação de contas foi analisada e aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

No STJ, Viana pediu o arquivamento do inquérito com o argumento de que a denúncia não tem consistência. Segundo o “G1”, a perspectiva é que até o início do segundo semestre a fase de instrução (coleta de provas) do processo seja concluída.

Encerrada a apuração, caberá ao Ministério Público pedir ou não a abertura de processo contra Tião Viana. Se aceito pelo STJ, ele só terá prosseguimento se a Assembleia do Acre autorizar a sua abertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário