Páginas

sábado, 13 de junho de 2015

Uma balsa a caminho

Manacapuru sofre a maior enchente histórica com cheia do Solimões 

Depois de Rio Branco e municípios banhados pelo rio Acre sofrerem a maior enchente das últimas décadas no início de 2015, agora é a vez das cidades amazonenses sofrerem com a elevação do nível dos rios que cruzam o Estado, em especial o Solimões. E uma das cidades mais castigadas é Manacapuru (distante 84 km de Manaus), famosa no Acre pelo folclore político local.

Conforme a tradição no Estado, quem perde uma disputa eleitoral para qualquer cargo embarca numa balsa rumo a Manacapuru. Mas os portos do município amazonense podem ficar comprometidos com a grande cheia do Solimões. De quinta para sexta, o rio subiu cinco centímetros, o que faz Manacapuru sofrer a maior cheia dos últimos tempos.

A subida do Solimões foi muito forte. Foi a maior de todas, tanto que o município de Fonte Boa, no Médio Solimões, ultrapassou em 60 cm o recorde anterior.

Em Manaus, a cheia do rio Negro já é a quinta maior de todos os tempos (29,55m), superando em cinco centímetros a do ano passado, cuja cota máxima foi de 29,50cm. Com um detalhe: em 2014 a marca foi alcançada no final de junho.


No início do ciclo, o Negro estava enchendo dentro da normalidade, mas como é represado pelo Solimões, o efeito é inevitável. De acordo com os institutos de clima do Amazonas, a previsão é que a vazante dos rios Negro e Solimões comece a acontecer nos próximos 10 dias. (Com A Crítica )

Nenhum comentário:

Postar um comentário