Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2015

Pedidos indecentes

MP: Youssef fez pedido a Costa para doar dinheiro a Tião Viana 

Em seu pedido de investigação enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quinta-feira (12), o Ministério Público informa, a partir do teor das delações premiadas, que o pedido de doação de recursos para o governador acreano Tião Viana (PT) foi feito por Alberto Youssef ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. O conteúdo do pedido foi acessado pelo blog e mostra conteúdo completo das delações de Costa e do doleiro, que envolvem Viana.

De acordo com Costa, a doação para o petista foi de R$ 300 mil “como auxílio” para sua campanha ao Senado. À época, contudo, Viana era candidato ao governo do Estado. O registro do repasse, segundo ele, foi feito em sua “agenda de capa preta” com os dizeres “0,3 Tvian”. Os números representariam a quantia solicitada, e as letras a abreviatura de Tião Viana.

No depoimento, realizado em setembro do ano passado, Costa afirmou que o pedido para a campanha de Tião Viana foi feito por Alberto Youssef. Este, por sua vez, teria dito não se recordar se o pedido dos R$ 300 mil foi feito diretamente pelo então senador acreano ou por algum assessor, mas a solicitação foi repassada e autorizada por Costa. Conforme a delação, toda a operacionalização de captação e repasse do dinheiro foi executada por Yopussef.

Os operadores do esquema afirmaram de forma categórica que o “depósito” da quantia solicitada foi realizado. Tal dinheiro foi contabilizado como da conta do Partido Progressista, o PP. Segundo Costa, este “foi o único pedido da parte de Tião Viana.“

“Questionado do porque o PP ter permitido que tais recursos fosse (sic) debitado de sua conta, assevera que se não fosse o PP poderia correr o risco de destituição do declarante (Paulo Costa) e nomeação de outro diretor fiel ao Partido dos Trabalhadores”, diz trecho da delação. A indicação de Paulo Roberto Costa para a Diretoria de Abastecimento era da cota do PP.

As delações mostram contradições entre os depoimentos de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef. Em fevereiro deste ano o doleiro informou que “a anotação 0,3 Tvian provavelmente significa Tião Viana, mas não foi o declarante (Youssef) quem realizou tal operação”.

O Ministério Público afirma que as análises das prestações de contas de 2010 da campanha do governador do Acre apontam a “existência de crédito em favor do comitê financeiro estadual para governador provenientes do comitê do Diretório Estadual do PT/AC, que deverão ser analisadas no curso da investigação.” Este tipo de doação não específica precisamente quem são os doadores, por isso a necessidade de análise criteriosa.


Fale comigo
fabiospontes@gmail.com
Siga-me no Twitter
@fabiospontes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário