Páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

Golpismo x golpismo

Se a multidão que invadiu as ruas das grandes cidades brasileiras foi uma surpresa, para a pequena Rio Branco dominada há mais de 20 anos pelo petismo (somados governo e prefeitura), a massa que tomou de conta do centro é de tirar ainda mais o sono dos “vermelhinhos”. Depois do governo mobilizar seu exército de cargos comissionados para recepcionar Dilma Rousseff (PT), uma turba de acreanos por livre e espontânea vontade foi pedir o impeachment da mesma presidente ovacionada por servidores públicos.

Confesso que eu nem acreditava no manifesto de domingo. Depois da chuva, então, que a descrença se consolidou. Mas ver milhares de pessoas protestando contra as gestões do PT lá e cá só mostra que a sociedade não está insatisfeita com estes governos. Como é comum ouvir pelas ruas do Acre, só há um grupo de pessoas satisfeito com a gestão Tião Viana: quem está se beneficiando e muito de sua estrutura.

O evento de quarta do pró-Dilma e de domingo “Fora, Dilma” ó comprova que a única coisa capaz de salvar o PT na máquina é o uso (abusivo) desta mesma máquina nas eleições. A estrutura pesada para beneficiar os candidatos do partido –seja quem for – é a garantia de se superar a grande onda de insatisfação popular, e manter os privilégios de uma pequena elite que há 100 anos usurpa o Acre.

Para piorar, Tião Viana fala que os pobres do país são resultado da dominação das elites –elite esta da qual ele faz parte. O governador teria dado sinais de prudência se tivesse optado pelo silêncio e não falar sobre “golpismo” e criticar a imprensa, que para ele só é conveniente quando mostra o que é de seu interesse.

Ao invés deste comentário infeliz, o governador deveria, assim como repete o discurso oficial de Dilma, ouvir a voz das ruas. O povo acreano está indignado com as denúncias de corrupção em seu governo e as sucessivas afrontas ao manter com dinheiro do contribuinte pessoas presas e investigadas pela Polícia Federal. E agora para piorar o Acre ganha as páginas policiais diariamente com seu governador sendo alvo do Ministério Público na operação Lava Jato.

Isso sim é o golpismo que a sociedade não suporta mais. O povo acordou, mas sua voz é sufocada nas urnas por um processo eleitoral desvirtuado e desigual. Que a manifestação de domingo em frente ao Palácio Rio Branco sirva de lição aos mandatários para entender que o povo não é mais massa de manobra –exceto os dependentes da canetada do governador. O acreano ainda é um povo corajoso –nosso passado e o presente mostram isso
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário