Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Winston Churchill e Tião Viana

O lendário primeiro-ministro britânico Winston Churchill é autor da seguinte frase: O político vence a eleição pensando na próxima eleição, o estadista vence a eleição pensando na próxima geração. Trazendo estas sábias palavras para a realidade do Acre, somente o primeiro caso se encaixaria muito bem. Ao olhar por exemplo para o Ruas do Povo, podemos constar que não passa de um programa eleitoreiro.

Infelizmente o governador Tião Viana está muito mais preocupado em sua reeleição daqui dois anos do que deixar serviços de qualidade para a população mais pobre. População esta esquecida por seus antecessores petistas, que aproveitaram a fartura de recursos enviados por Brasília para investir pesadamente em grandes obras com pouquíssimo impacto social.

Agora em tempos de vacas magras, Tião Viana tenta recuperar o tempo perdido. Suas intenções são boas. Levar a infraestrutura mais básica a regiões do Estado onde não há saneamento básico -sem água tratada e com esgotos a céu aberto - tem esbarrado-se na incompetência de empreiteiras cujo único objetivo é embolsar os recursos das licitações.

Os efeitos do Ruas do Povo estão sendo de um tiro no pé para o governo. As obras são de péssima qualidade. Onde os serviços foram executados as malfeitorias estão à vista. O governo coloca munição no tambor da oposição e deposita mais votos para seus adversários. A pressa eleitoral de realizar estas obras se sobrepõe à qualidade. Seria muito melhor “perder” um pouco mais de tempo e entregar obras prestáveis, do que aumentar o desgaste do petismo.

A eleição viria, Tião Viana elegeria seus aliados nos municípios, estaria reeleito em 2014 e as benfeitorias do Ruas do Povo ficariam por gerações.  O meu bairro, por exemplo, foi construído no governo Flaviano Melo, no final da década de 1980. Até hoje está lá, o esgoto tem vazante, a água não se acumula na rua e o asfalto está lá há mais de duas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário