Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Demita seus assessores, governador

Desde que Tião Viana chegou ao Palácio Rio Branco em 2011 sua relação com a imprensa tem sido conturbada. O governador passou a marcar pessoalmente jornalistas tidos como adversários e desafetos, e a intitulá-los como oposicionistas ou simpáticos ao PSDB. O petista não disfarçava seu descontentamento e o expunha para quem quisesse ver.

Vários foram os casos de jornalistas que levaram um puxão de orelhas dele em público. Fanático pelo Twitter, o governador usava o microblog para disparar contra os profissionais da comunicação, colocando em suas costas artigos do Código Penal. Para piorar a situação, o petista se acercou de assessores que só o distanciaram da imprensa.

A impressão que temos nas redações é que somos tidos como inimigos do governo, personas non gratas. Nunca antes tivemos nosso trabalho tão dificultado pelos assessores. Eu mesmo passei isso. Tentei ter um bom trânsito com o governo ao buscar informações. Mas do outro lado da linha sempre percebia a máxima indisposição em conversar comigo e passar informações em off que pedia.

Quando lia as colunas dos concorrentes, estava tudo lá. Já fiz dois pedidos de entrevista com o governador para o Agazeta.net, a primeira para um veículo online. Até hoje estou esperando a resposta. Ora, me restou passar um pouco de óleo de peroba na cara e ficar no meu canto.

Depois a petezada vem chorar e me intitular de jornalista da oposição. Ora, se encontro todas as portas aberta dentro da oposição, com fontes não me negando os dados pedidos, é lógico que sempre terei mais notícias relacionadas ao PSDB, PMDB, PP, PDT e outros.

Para complicar sua situação, Tião Viana tem dado tiros nos dois pés consecutivos e seus assessores são incapazes de prevenir tais atos, ou ao menos mitigar as conseqüências, expondo o chefe ao ridículo. A mais recente é esta Nota de Esclarecimento falando em espionagem por membros do PSDB. Santo Deus! Quantas bravatas!

De pessoas próximas do governador ouço se tratar de uma pessoa de bom coração e humana. Mas a imagem que seus assessores deixam passar é outra bem diferente. Tião Viana tem lutado para transformar seu governo no governo social, mas todas as suas ações não são absorvidas pela sociedade. O sentimento de rejeição ao PT ainda é alto.

Culpa de uma assessoria e marqueteiros ineficientes. O governador precisa urgentemente pensar como sua imagem está chegando ao cidadão e aos formadores de opinião. Demitir sua equipe de assessoria seria a primeira solução. Se aproximar dos jornalistas, quebrar barreiras e assegurar o diálogo é outro passo importante.

O petista precisa ter a concepção de que ao fazer uma crítica o profissional não é seu inimigo. É melhor o senhor ouvir os críticos do que os bajuladores que o cercam.

Ou Tião Viana faz isso urgentemente ou seu governo estará fadado ao fracasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário