Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Eu não sou corrupto, governador

O Estado Acre está numa situação crítica, preocupante. Quando pensamos que a autoridade máxima do Estado já disparou todas as suas bravatas, vem mais uma. Não bastasse a gravidade de assumir que as conversas de todos os secretários ficam gravadas, agora o governador Tião Viana, diante de uma plateia de membros do Ministério Público, Judiciário, políticos e estudantes, fala que os jornalistas do Acre são corruptos, venais.

Diante desta afirmação eu não posso me omitir. Sou um jovem jornalista em início de carreira. Trabalho muito de domingo a domingo. Vivo dignamente e graças ao meu bom Deus com um piso de jornalista e mais uma gratificação. Vivemos numa profissão de estresse e correria, de pressões políticas e censura realizada por este governo que chama os jornalistas de corruptos.

Ganhamos uma merreca, precisamos fazer milagre para chegar ao fim do mês com dez reais no bolso, e o chefe do Estado vem dizer que somos corruptos? Eu não sou corrupto, governador. Trabalho honestamente. Durmo tarde e acordo cedo todos os dias. Tenho dignidade, cárater e ética. Se há jornalistas corruptos e pagos para dizer mentiras estes estão ao seu lado, que diariamente produzem matérias mentirosas, retratando um Acre que só existe no mundo de suas fantasias e conveniências.

Posso não ganhar rios de dinheiro e gordas diárias como seus bons repórteres, mas o que me engradece são as mensagens de apoio e reconhecimento por parte dos meus leitores. São eles que me incentivam a todo dia a apostar no jornalismo ético e responsável. É este reconhcimento das pessoas a minha locomotiva. Não há dinheiro que pague a alegria de receber um elogio de um desconhecido na rua. Não há diária que pague a paz de colocar a minha cabeça no travesseiro e dormir poucas horas de sono sabendo da missão cumprida.

Como jornalista acreano, nascido e criado nesta terra, não sou corrupto e exijo respeito. Assim como respeito o senhor e seu governo eleito democraticamente pelo povo, eu espero esta reciprocidade. Ao ofender um jornalista o senhor ofende toda a sociedade que ele defende através de um jornalismo de fiscalização e cobrança.

O que esperar do Sindicato dos Jornalistas do Acre? Bem, toda a diretoria está envolvida diretamente na campanha do petista Marcus Alexandre, e outra parte acomodada na Secretaria de Comunicação. Situação deplorável. Ah, mesmo assim ainda vamos sediar o Congresso Nacional dos Jornalistas em novembro. Como Tião Viana irá recepcionar os colegas do país: “Sejam bem-vindos, corruptos?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário