Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Resposta da Fenaj

Abaixo a resposta da Fenaj à minha carta enviada ontem

A Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (SINJAC) vêm a público esclarecer que o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas será realizado em Rio Branco por decisão da categoria dos jornalistas, tomada durante o 34º Congresso Nacional, realizado em 2010, em Porto Alegre.

Os Congressos Nacionais dos Jornalistas são eventos da Federação Nacional, promovidos e realizados por ela em parceira com um dos Sindicatos de Jornalistas associados.  Como maior instância deliberativa da categoria, os congressos de jornalistas são realizados há 70 anos, sempre pautados pelas demandas da categoria, pelas lutas gerais dos trabalhadores e pelas questões da comunicação no país.

A realização do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas no Acre é motivo de orgulho para o SINJAC e para a FENAJ. O SINJAC orgulha-se por ter sido o escolhido pela categoria e pela oportunidade de mostrar aos jornalistas brasileiros o que o Estado e sua Capital têm de melhor: a hospitalidade do povo acreano. A FENAJ orgulha-se por colocar em pauta o tema da contribuição do jornalismo para o desenvolvimento com sustentabilidade e por fazê-lo num Estado que é berço do debate nacional sobre sustentabilidade da floresta amazônica e do planeta.

FENAJ e SINJAC orgulham-se também de serem entidades sindicais autônomas, livres da tutela de partidos políticos e de governos. Somos entidades que fazem a defesa do Jornalismo e da profissão de jornalista, da liberdade de expressão e da democracia nas comunicações e vamos seguir firmes nesta defesa.


O licenciamento do presidente do SINJAC, Marcus Vicente, deu-se por sua solicitação pessoal, em virtude de compromissos profissionais assumidos. O vice-presidente Rutemberg Crispim vai assumir a presidência interinamente e contará com o apoio da Diretoria para prosseguir no trabalho que vem sendo desenvolvido.

Temos a convicção de que a negociação salarial em andamento não será prejudicada, assim como o trabalho que antecede a realização do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, a cargo de uma Comissão Nacional e uma Comissão Local de organização.

Celso Schröder- Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas

Rutemberg Crispim- Vice-Presidente do Sinjac

Minha conclusão dos trechos em itálico
Com um Estado cheio de problemas como o nosso vir falar em “hospitalidade do povo acreano” soa até hilariante, e não merece mais comentários. Sobre a defesa do Sinjac e da Fenaj pela liberdade de imprensa no Acre nunca vi algo neste sentido. Posso até estar errado. Se alguém tiver informações favor me avisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário