Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PT com cara de PSDB

Nunca antes na história deste país tivemos um governo do PT com tanta cara tucana do que esse de Dilma Rousseff. A presidente (a) petista é uma cópia de antecessor do PSDB, Fernando Henrique Cardoso. A semelhança ocorre apesar de PT e PSDB serem legendas com formações pragmáticas opostas. Os governos Dilma e FHC são tão semelhantes quanto Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello.

As universidades brasileiras estão há três meses em greve. O ensino superior está travado e o ano letivo foi pelo espaço. As fronteiras estão abertas para a livre passagem de criminosos com as greves da Polícia Federal e da Rodoviária Federal. Ao todo são mais de 30 categorias de braços cruzados.

Estas greves tão longas só me recordo no governo FHC. Como estudante do Colégio de Aplicação, da Ufac, ficávamos três meses em casa sem poder ajudar. No comando das greves estavam os petistas e seus sindicatos com o movimento Fora FHC.

No governo Dilma até o movimento sem-terra decidiu dar as caras. Nem nos lembrávamos mais do MST e seus líderes durante o governo Lula, período que foram agraciados com avantajados repasses de verbas públicas. Reforma agrária se tornou uma definição obsoleta na era Lula.

Só foram as torneiras da gastança se fecharem com Dilma que a bagunça sindical e organizações sociais ressurgiram com força. É grevista levando porrada da PM na porta do Palácio do Planalto, e o movimento sem-terra sendo contido com gás de pimenta. Todas estas imagens ficaram no nosso imaginário na era FHC, com as bandeiras vermelhas do PT pisoteadas pelos coturnos dos PMs.

Agora os tempos são outros. Mesmo com os sindicatos ainda sob cabresto do petismo, o governo Dilma perdeu as rédeas. Sua relação política menos populista com partidos e sindicatos criou uma revolta na república da esquerda. E no terceiro mandato do PT no Planalto, vamos sendo conduzidos pelo modo tucano de ser.

Olha as privatizações a caminho –das ferrovias, rodovias, aeroportos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário