Páginas

sábado, 18 de julho de 2015

Negócios comuns, e próximos

O principal bloco econômico da América do Sul, o Mercosul, está em fase de preparação para receber um novo membro: a Bolívia. O país vizinho é o principal parceiro comercial do Acre, destino das exportações do Estado.

De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em 2014 o Acre vendeu para a Bolívia US$ 3,2 milhões, sendo a castanha o principal produto adquirido pelos bolivianos.

Nos cinco primeiros meses de 2015 o Peru, porém, lidera a lista de compradores de produtos acreanos, com US$ 3,7 milhões. Além da castanha, agora o Acre quer ser um dos principais fornecedores de carne de porco para a Bolívia. De acordo com o governo, acordos já foram fechados com empresas bolivianas para aquisição de carne suína produzida no complexo frigorífico de Brasileia, na fronteira com a Bolívia.

“Ao invés de comprarem carne de porco congelada de países como os Estados Unidos, a Bolívia e o Peru poderão comprar uma carne de porco com muito mais qualidade produzida a poucos quilômetros, aqui no Acre”, afirma o governador Tião Viana.

Com a adesão da Bolívia ao Mercosul, entraves burocráticos e barreiras comerciais serão reduzidos, o que facilitará o intercâmbio comercial. Para que o país do presidente Evo Morales entre oficialmente no bloco é preciso a aprovação dos Parlamentos das cinco nações membro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário