Páginas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Que venha a zona azul

Enfim a zona azul de Rio Branco saiu do papel. Como jornalista, desde a gestão Raimundo Angelim (2005-20112) cobrava a implementação deste mecanismo de rodízio de estacionamento na capital acreana. A medida, lógico, numa cidade onde o motorista prefere estacionar num local proibido e ser multado a pagar R$ 3 num estacionamento privado causaria muita antipatia.

Por conta disso a prefeitura vinha adiando a cada eleição que se aproximava a zona azul. Alegava embates judiciais entre as empresas do setor para o retardamento. Mas nos bastidores o que prevalecia mesmo era a questão eleitoral. Prestes a já entrar em operação, o sistema é alvo de muitas críticas e, segundo notícias, até de vandalismo.

O poder municipal não pode se intimidar com estas atitudes. Populismo é uma das marcas da gestão Marcos Alexandre (PT), mas encarar a problemática do trânsito de Rio Branco requer abrir mão de qualquer fisiologismo eleitoreiro. A zona azul é essencial para acabar com a farra da privatização dos espaços públicos da região central.

Muitos condutores, sobretudo os que trabalham no entorno, “compram” suas vagas nas ruas e lá deixam os veículos o dia todo. O cidadão que necessita resolver uma simples questão nos órgãos, bancos ou fazer compras não encontra nunca um lugar desocupado, pois o que deveria ser público foi tornado propriedade exclusiva.

A zona azul não é um bicho de sete cabeças, é adotada em qualquer cidade do mundo onde haja o mínimo de preocupação em assegurar o direito para todos. A prefeitura se encontrará com um desafio, pois o mecanismo obrigará (pela dor do bolso) os condutores a deixar seus carros em casa, e usar os ônibus para trabalhar.

Neste caso já houve um golpe no aumento absurdo da tarifa, que, como disse em artigo abaixo, era necessário para as empresas recomporem os prejuízos da passagem a R$ 1 para estudantes. O município agora precisará ofertar um serviço de transporte público de eficácia, já que a tendência é o aumento de passageiros, obrigados a deixar o carro na garagem.

A zona azul é uma medida necessária para uma cidade entupida de veículos. Espaço público é do público, e não individual. É necessário assegurar direitos iguais para todos. Quem não gostar da medida, que procure uma carona nestas espaçonaves que estão pousando em vários cometas, e viva bem longe do dito mundo civilizado. Danificar o patrimônio é que não é civilização.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário