Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Nem Darwin explica



Na teoria da adaptação do naturalista Charles Darwin, todos os seres vivos desenvolvem suas características a partir do ambiente em que vivem. Ou seja, nós somos fruto das particularidades daquilo que nos cerca, aí influenciando o clima, o tipo de solo, a água, entre outros fatores –quem sabe até a hora da novela das oito, que não passa às oito. Em resumo, cada ser vivo é fruto da adaptação ao seu ambiente.

Por exemplo, um pássaro da Amazônia não terá as características de um colega seu do Alasca, ou de uma região litorânea. (Os biólogos me perdoem se eu estiver errado). A teoria da adaptação, agora, vai ter que ser bastante estudada por nós acreano por conta desta bagunça em nosso fuso horário. 

Após quase um século vivendo com uma diferença de duas horas em relação a Brasília, o então senador Tião Viana (PT) em 2008 por cima foi e a reduziu para uma hora. Passados cinco anos, teremos que nos readaptar ao velho horário. Neste vaivém dos ponteiros, nosso relógio biológico vai ficando doido –mais um tempo estaremos no fuso de Tóquio. 

Como tudo no Acre se transforma numa lambança partidária-eleitoral, vamos ficando num tiroteio de egos entre políticos da oposição e do governo. Em 2010, de forma apertada, o povo decidiu se posicionar contra a mudança do fuso. De lá para cá o PT trabalhou todas as formas para o resultado do referendo cair na vala comum. 

Mas, diante da pressão popular, com consequências desastrosas para a tentativa de reeleição de Tião Viana em 2014, a trupe governista decidiu jogar a toalha e fazer valer a vontade das urnas. Assim tem que ser na democracia. 

Espero que o fuso horário do Acre nunca mais seja alvo de picuinhas políticas. Se novamente vierem a alterar a “hora de Deus” teremos que esquecer as teorias de Darwin e escrever que nós não somos fruto da adaptação ao ambiente, mas das conveniências políticas de quem estiver no poder.

P.S: O governo de Tião Viana deveria subsidiar a compra de antenas parabólicas. Não é admissível mais assistirmos aos jogos do poderoso Flamengo gravados pela ex-poderosa Globo. Não aguento mais saber o placar do jogo só quando o vizinho dá um grito aqui ao lado.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário