Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Rompidos de fato



PF fica apenas como “convidada” em plano estadual de segurança de fronteira

Responsável constitucional pela segurança das fronteiras do país, a Polícia Federal no Acre ficou apenas como “convidado permanente” em Câmara Temática de Fronteira criada pelo governo para elaborar o Plano Estadual de Segurança Pública de Fronteira.

A representatividade menor da principal instituição responsável pela vigilância das regiões limítrofes do Brasil é vista como consequência da operação G7, que em maio prendeu assessores e secretários do governo.

Em setembro, durante solenidade para oficiais do Exército, integrantes da ESG (Escola Superior de Guerra), Tião Viana declarou que o governo do Acre tinha rompido as relações institucionais com a Polícia Federal. A PF, para reforçar sua atuação na fronteira acreana, realizava ações conjuntas com órgãos do Estado.

Na Câmara Temática, apenas órgãos estaduais terão acento permanente. Além da PF, ficarão como “convidados” a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o 7º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção). O 4º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) ficou de fora da câmara.

O decreto que cria o plano estadual foi publicado no diário oficia desta terça-feira (1º).

Comentário:
Desde que o Acre é Acre ele sempre esteve na fronteira com o Peru e a Bolívia. Desde que me entendo por gente estes vizinhos sempre nos trouxeram problemas; como os maiores produtores de drogas do mundo não poderia ser diferente. Somente agora que algum inteligente do governo pensou em fazer um plano de segurança para a fronteira, e ainda “boicotar” a PF? É brincar com a nossa cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário