Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Jornalismo Vale a Pena?*

. Jornalismo é uma paixão pela vida e amor pela humanidade, unidos por um idealismo concreto, que te dará forças para brigar pelo meio ambiente, a ciência, a cidadania ou os direitos humanos. Jornalismo é um um estado de espírito permanente,Vale a pena fazer jornalismo? O que mais se escuta é que é uma profissão com mercado saturado. Mas que área não está? Faculdade não é sinônimo de  emprego assegurado, mas é uma garantia entre outros profissionais de qualquer área. E verdade seja dita: não é tão fácil viver de jornalismo. As redações estão cada vez mais enxutas com as a demissões em massa, noticiadas nos últimos meses pelos Portais Imprensa e Comunique-se.

Outra reclamação constante é a falta de qualidade de vida que os jornalistas têm, que nos garantiu a 4° colocação de pior atividade profissional no Canadá, segundo o ranking feito pelo site Adzuna.com. São jornadas de trabalho intermináveis, com o objetivo utópico de alcançar salários astronômicos ou conquistar grande notoriedade em território nacional. Que atire a primeira pedra quem nunca escutou a brincadeirinha “Então você será o próximo William Bonner/Fátima Bernardes?”.

A torcida contra a escolha para esta carreira será grande. E em partes, essa negatividade é racional. Fazer jornalismo não é passar quatro anos em frente à uma câmera aprendendo a dar boa noite e como controlar sua voz e expressão facial. São cerca de quatro anos (dependendo da grade da faculdade que o universitário escolher) de estudos em cima das mídias, teorias da comunicação, estudos da linguagem, fotografia, história, arte, cultura, entre tantos outros temas.

Se o seu sonho é fazer jornalismo, você precisa ter noção de que o gosto por leitura, escrita, dar opinião são apenas alguns dos pré-requisitos para quem quer se tornar um profissional. Ser jornalista é uma questão de instinto, de saber olhar e ver o mundo com olhar crítico. Ser auto-crítico. Para fazer uma matéria, o jornalista mergulha em um universo de informações para se aprofundar e conseguir falar sobre o assunto com clareza, deixando o repórter com uma bagagem cultural grande.

O piso salarial, que varia de região, mídia e tempo de trabalho, e não é o maior atrativo da profissão. Os maiores salários são pagos pelas assessorias de imprensa, com o piso salarial de R$ 2.337,82 em São Paulo, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Os dados regionalizados e categorizados podem ser conferidos no site da Fenaj.

A desvalorização também é muito grande. Haverá casos de que o jornalista tenha que se submeter à situações desagradáveis, como trabalhar de graça ou recebendo um salário mínimo (às vezes até menos). Mas não há males que não tenham soluções: para esses casos, os jornalistas podem apelar para uma infinidade de freelances que o mercado pode oferecer.

Outro mito é a falta de rotina. Jornalismo é fazer mais do mesmo. Só que o resultado vai do profissional, pois sempre há uma nova perspectiva para um mesmo fato. A verdade é multilateral e se baseia sobre o certo e o errado. Senso crítico, curiosidade e atenção são ferramentas essenciais para obter esse sucesso.

Passar sufoco, receber ameaças e propostas, correr riscos de vida, coisas que às vezes a rotina nos proporciona, fazem o jornalismo ser tão emocionante. Jornalismo é uma paixão pela vida e amor pela humanidade, unidos por um idealismo concreto, que te dará forças para brigar pelo meio ambiente, a ciência, a cidadania ou os direitos humanos. Jornalismo é um um estado de espírito permanente, e não ocasional, uma atitude ética. Muitos se enganam com o falso glamour e o poder da profissão.

Se você leu até aqui sem perder a fé, eu tenho uma péssima notícia para te dar: você está apaixonado por essa profissão. A melhor parte é apenas “ser” jornalista. Se envolver com uma outra realidade ao fazer uma matéria, o aprendizado conquistado a cada dia, novas histórias que são ouvidas. E o nosso trabalho é o mais reconhecido. Sim, aquele seu texto do impresso que virou banheiro para o cachorro do vizinho foi admirado por alguém.

Mesmo que pareça impossível, o jornalista é quase um heroi. Ele pode mudar o mundo com o poder do seu bloquinho de anotações (ou gravador, para os mais moderninhos).  Ser sempre bem informado, poder escrever um livro contando as histórias que você ouviu. Jornalismo não é uma condição temporária, é um estado de espírito.

*Artigo publicado no blog Coisas de Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário