Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Hindus industriais



É engraçado ver no Brasil como o capitalismo foi tomado de assalto pelo PT desde 2003. O Partido dos Trabalhadores foi o que mais beneficiou as grandes corporações privadas –mais até mesmo que os tucanos na era das privatizações. Governo e empresas estão numa simbiose constante. Aqui no Acre este modelo é mais visível; sem o Estado as empresas já teriam ido à bancarrota. 

Veja o exemplo de hoje: um ministro do governo Dilma, Paulo Bernardo (Comunicações), vem ao Acre participar da inauguração de uma empresa privada de telefonia, internet e TV a cabo, a Net. Eis a questão: qual a razão de um ministro pago com recursos públicos estar numa solenidade destas? 

Não seria melhor somente a iniciativa privada ser a anfitriã? Está certo que as empresas de telecomunicações são beneficiadas pela isenção de impostos e outras benesses do Planalto. A Net é bem-vinda, pois tira o monopólio da semiestatal Oi. 

A Oi, por sinal, é outra agraciada pelas benesses do capitalismo petista. Não fosse o operário Luiz Inácio Lula da Silva jamais teria se tornado a gigante do setor no Brasil –agora com o aval de Dilma se fundiu com a Portugal Telecom. 

Nunca antes na história deste país as grandes empresas receberam tantos auxílios do Estado. O BNDES, mantido com impostos do cidadão, é quem mais injeta recursos nestes conglomerados. Bilhões e mais bilhões são disponibilizados a juros zero –enquanto nós somos assaltados pelos bancos convencionais. 

Transformar-se numa grande empresa da noite para o dia com dinheiro público é fácil E o governo petista vem fazendo muito bem este papel. Em 2014 o partido único vai cobrar a fatura com a doação –por estas mesmas empresas –de volumosos recursos para a campanha eleitoral de Dilma ou de Lula. A conta o povo paga.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário