Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Gelo comunista



O período de convenções ainda está bastante longe, mas o PT começou nos bastidores uma verdadeira guerra para destruir o aliado PCdoB. Tudo acontece para enfraquecer a candidatura de Perpétua Almeida ao Senado, e os petistas ficarem soberanos na corrida sucessória de 2014, mesmo com candidato sem a mínima simpatia popular, que é Anibal Diniz. 


O gesto mais claro ocorreu nesta segunda-feira durante a coletiva de imprensa realizada pelo governador Tião Viana (PT) para anunciar a isenção do ICMS da conta de luz para famílias de baixa renda. 

O que o governo fez? Deixou o principal defensor da proposta de fora dos holofotes da imprensa. Moisés Diniz, presidente do PCdoB, é o autor da polêmica “bolsa ar-condicionado”, que defendia o fim do ICMS na tarifa para incentivar a compra destes aparelhos por famílias mais pobres para enfrentar o infernal calor amazônico. 

Ao invés de levar o camarada comunista, Tião Viana preferiu colocar ao seu lado o deputado Élson Santiago (PEN), símbolo da velha oligarquia acreana, que há quase três décadas fincou cadeira na Assembleia Legislativa servindo a todos os governos. 

Para tentar emplacar seu candidato ao Senado, Tião colocou Anibal à sua direita, numa tentativa do senador sem votos ganhar popularidade entre os eleitores de baixa renda. Moisés Diniz e o PCdoB passaram longe da fotografia. 

O cabo de guerra entre petistas e  comunistas foi iniciado quando o PCdoB oficializou Perpétua ao Senado no dia 12 de outubro, em evento que teve a participação de Tião. Como reação o PT bateu o martelo em torno de Anibal na última sexta, deixando bem claro que não vai ceder a vaga ao PCdoB. 

É pouco provável  saber o capítulo final deste enredo político. A relação entre os dois maiores políticos da Frente Popular está azedada desde 2012, quando Perpétua Almeida foi às últimas consequências para ser a candidata do governo à prefeitura de Rio Branco. Não conseguiu, levou o tombo do Palácio Rio Branco (com a conveniência de membros do PCdoB). 
Que venha 2014   

Nenhum comentário:

Postar um comentário