Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Renan Calheiros e os Vianas


A partir de fevereiro o Senado, a mais alta Casa legislativa do Brasil, será presidido por Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas. Não me lembro ao certo, mas acho que Renan está no Senado desde os tempos do império. Longe dos holofotes, sua especialidade é atuar no toma lá dá cá de Brasília; se dá bem com Deus e o demônio, tem boa influência tanto com os caciques petistas como com os cardeais tucanos.

Vive de quebrar galhos para os amigos e vice-versa. No Congresso é conhecido como o “despachante do Senado”. Nos últimos anos a política de Renan tem se encontrado com a dos Vianas no Acre. Em 2007, Renan foi eleito presidente do Senado. Tinha como vice o então senador acreano Tião Viana (PT).

Agora em 2013 o vice do alagoano será outro Viana, desta feita Jorge Viana (PT). Renan Calheiros e Fernando Collor (PTB) são os donos da política em Alagoas. Construíram seus impérios e se aproveitam da miséria da população para se perpetuar no poder.

No Acre o Vianismo vem sem revezando desde 1999 entre os irmãos Jorge e Tião. Enquanto Collor e Renan fazem de Alagoas seu feudo, no Acre a situação é semelhante e os Vianas executam a mesma política do poder pelo poder.

Em 2007 Renan teve que renunciar ao cargo de presidente depois de uma enxurrada de denúncias. A imprensa o acusava de ter despesas pessoais pagas pelo lobista de uma empreiteira. Até a pensão da ex-mulher do senador tinha esta fonte. Renan não suportou a pressão e renunciou. Tião assumiu de forma temporária o Senado até uma nova eleição.

Será que em 2013 o alagoano entrará em crise de denúncias e dará quinze minutos de fama para Jorge Viana assumir a presidência do Senado, nem que seja por algumas semanas? Só a “Veja” nos dará esta resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário