Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Exportadores de castanha


Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apontam que a Bolívia continua sendo o principal destino das exportações acreanas. O produto mais vendido? A castanha, no caso in natura e sem nenhum tipo de beneficiamento.

Este é o quadro das exportações desde que o Acre é Acre. Ou seja, na última década não tivemos a capacidade de dinamizar a economia, ficando sempre nos recursos primários, sem valor agregado, não gerando emprego nem renda.   

A venda de castanha para a Bolívia correspondeu por 31% do total entre janeiro e novembro. Em comparação com o mesmo período de 2011 houve queda de 45%. Sinal de que a economia da floresta não está muito bem das pernas.

Depois da castanha, a madeira é o produto mais vendido pelo Acre para outros países. Mas o setor também apresentou redução na exportação em 2012 quando comparado ao ano anterior. Símbolo do período de ouro do Governo da Floresta, a venda de madeira certificada não está em bons dias.

A crise que afeta Europa, EUA e reduz a velocidade chinesa é a razão desta queda. Principais destinos da madeira acreana, estas regiões estão em dificuldade de realizar investimentos por conta do mau momento de suas economias.

Não à toa o governo Tião Viana tem procurado descentralizar a economia de setor único como ocorria na Florestania, e apostando mais no setor rural, como a piscicultura e a criação de suínos e caprinos, além da industrialização com a ZPE. Certo está ele para garantir o mínimo de fôlego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário