Páginas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tião Viana reconstrói Rio Branco

Em qualquer parte de Rio Branco onde se anda há as placas sinalizando obras. São ruas sendo pavimentadas e redes de distribuição de água e coleta de esgoto construídas. O transtorno é um só. Ruas, avenidas, vielas. Nada escapa da quebradeira para colocar cano por debaixo do asfalto. A avenida Antônio da Rocha Viana, por exemplo, está aos remendos.

A impressão que se tem é: o governador Tião Viana está reconstruindo Rio Branco. Depois de 12 anos de governo petista, somente agora o básico do básico começa a ser feito. A Prefeitura de Rio Branco não teve a capacidade nos últimos oito anos de criar ou remendar a rede de saneamento básico.

Em dois mandatos o prefeito Raimundo Angelim não solucionou o problema da falta de água. Não se pode alegar cofres vazios. O “prefeito amigo” do governo teve sua gestão em tempos áureos de derrame de dinheiro federal no Acre. Faltou vontade política para fazer o básico.  Rio Branco tem 73% de esgoto a céu aberto e apenas 30% de coleta apropriada do esgoto.

O mote do “juntos fazemos mais” não funcionou para melhorar a qualidade de vida dos mais pobres.

Passaram asfalto nas ruas, construíram praças e embelezaram o centro. Mas os bairros ficaram abandonados. O mesmo se repetiu no governo Jorge Viana. Houve investimento pesado em grandes obras de infraestrutura, com pontes, rodovias e complexos viários. O povo continuou sem água e com a fossa na porta. Investiu-se demais em um setor e se esqueceu do outro.

Agora Tião Viana corre contra o tempo para reparar os danos deixados pelos antecessores. Coloca asfalto e tijolos na periferia, garante água na torneira e começa a complexa rede de esgoto. O atual governador inicia estes trabalhos da estaca zero. É preciso quebrar as obras dos antecessores para assegurar o saneamento básico.

O que os olhos do cidadão não viram (por não existir ou quando pouco estava debaixo da terra) o PT sentiu nas urnas em 2010. Tião Viana tem a melhor das intenções ao executar o Ruas do Povo, e ser um governo popular depois dos antecessores focarem no bem-estar da nossa pequeníssima elite e na crescente classe média.

Tião Viana recebeu esta fatura nas urnas em 2010. O PT deixou de ser o partido das massas, da periferia, para ser o responsável por assegurar os empregos de uma penca de cargos comissionados. Tião Viana luta para se desfazer deste estigma e fazer de seu governo o “Governo do Povo”. O governador precisa ter sérios cuidados para não cair em tentações para não fazer de seu governo um governo populista, mas popular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário