Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A nossa aldeia global


Por mais que nossos governantes de plantão tentem transformar o Acre em suas propriedades privadas, fazendo-se crer que vivemos numa ilha isolada do resto do país e do mundo, enfim alguém acordou para perceber que o buraco é mais embaixo. Como filho caçula da República Federativa do Brasil, o Acre é o mais afetado com os cortes na mesada feitos pela madrasta Dilma Rousseff. 

Depois de turbinar o Orçamento de 2012 (o seu primeiro após assumir o governo) Tião Viana manteve os dois pés no freio para o próximo ano. Após aumentos consecutivos do Orçamento nos últimos anos, sempre variando na casa dos 15%, o Palácio Rio Branco optou pela austeridade fiscal ao manter para 2013 uma previsão orçamentária um pouquinho maior que esse ano. 

Em resumo, sairemos de R$ 4,3 bilhões para R$ 4,6 bilhões. O governo tem encontrado sérias dificuldades em assegurar a aplicação dos investimentos. Com uma maquina inchada por funcionários públicos, as receitas servem tão somente para garantir a folha de pagamento e a quitação de nossas dívidas e de contratos em execução. 

Tião Viana tem mantido agendas constantes em Brasília na busca de recursos. Praticamente quase toda semana ele está pelo Planalto batendo na porta dos ministérios com o pires na mão. A tesoura de Dilma atinge o Acre em cheio. Para evitar danos ainda maiores, o governador precisa dar as caras por lá. 

Tião passou a ser freqüentador assíduo dos ministérios. Um dos preferidos é o Dnit, o departamento das estradas. Com a conclusão da BR-364, os recursos ficaram minguados para o Estado. Mas a buraqueira e as erosões ao longo da rodovia mostram que muito dinheiro será necessário para assegurar a sobrevida da BR. 

Antes tarde do que nunca. O Acre percebeu que não está numa Torre de Marfim. A crise está à porta. Cabe agora ao governador Tião Viana evitar estripulias no campo fiscal. Não cair na tentação do gasto descontrolado em ano eleitoral é a melhor solução. Cortar gastos supérfluos e aplicar somente no necessário. 

Por outro lado, o governo precisa incentivar o fortalecimento da iniciativa privada para que essa mantenha a economia acreana em atividade. Reduzir o peso do Estado sobre as empresas não custa nada. Pode-se perder alguns reais em tributos por um momento, mas logo se terá o retorno com mais pessoas empregadas e consumindo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário