Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Oposição de saias

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), pode ter como principais concorrentes diretos por sua cadeira duas lideranças femininas em ascensão na política local. A professora Socorro Neri (PSDB) e a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) caminham para brigar pelo voto do eleitorado rio-branquense insatisfeito com o petismo.

Assim como em 2012, Alexandre tende a ver a oposição rachada já no primeiro turno e contar com a força do governo estadual para cooptar o apoio de candidatos a vereador pela oposição derrotados, o que desfalcará o seu adversário que sobreviver ao segundo turno.

Neste caso, uma adversária. Depois do PSDB oficializar o nome de Socorro Neri como a candidata da legenda à prefeitura, nesta segunda-feira (31) o PMDB também deve marcar território.

Em convenção municipal os peemedebistas querem apresentar a deputada Eliane Sinhasique como outra oposicionista a disputar a prefeitura do mais importante colégio eleitoral do Acre.

Outro filme que caminha para a repetição na disputa do próximo ano é o de tucanos e peemedebistas em lados opostos. Agora, porém, o decano candidato Tião Bocalom deixa de ser o protagonista dos tucanos, dando vez para a neófita Socorro Neri, que vai para sua primeira disputa majoritária.

Em situação oposta, Sinhasique vem de uma eleição para deputado estadual onde obteve expressiva votação, após ser o “fenômeno” na corrida pela Câmara Municipal em 2012. Na Assembleia Legislativa ela se destaca como uma das líderes da oposição, tirando a paz do Palácio Rio Branco.

Algumas atuações, contudo, acabaram por criar desgastes antes do tempo, como apresentar denúncias com pouca consistência e logo desfeitas pela base governista, e apresentar projetos tidos como polêmicos.

Os caciques oposicionistas que defendem duas candidaturas na capital afirmam que o segundo turno oferece a oportunidade de junção do grupo, mesmo que com muitas ranhuras após confrontos diretos. Foi assim em 2012, quando tucanos e peemedebistas trocaram acusações mútuas no primeiro turno, juntando os farrapos para o segundo, com o petismo saindo com vantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário