Páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2015

La Mano de Dios


Chamou a atenção por estes dias a foto em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recusa a dar a mão ao senador Jorge Viana (PT) na foto oficial de encerramento da visita de Evo Morales ao Acre, na semana passada. A dúvida é saber por qual motivo Lula decidiu não erguer o braço do companheiro Jorge Viana. Há quem diga que uma lesão no braço esquerdo (sempre a esquerda) do petista o tenha impedido de fazer o movimento.

Já os mais malvados dizem ser o gesto a demonstração do descontentamento de Lula com as últimas declarações do senador sobre a crise vivida pelo governo Dilma Rousseff e pelo Partido dos Trabalhadores. As análises à Marta Suplicy de Jorge Viana não teriam agradado Lula nem a cúpula petista paulista.

Jorge Viana ficou sem a mão de Deus (ou quase deus) do ex-presidente da República. Mas o encontro de quinta (7) mostrou que, mesmo com todo o fogo-amigo sofrido pelo senador desde abril pelos petistas acreanos, ele desfruta de intenso prestígio popular. Ao ser anunciado seu nome para discursar, a plateia quase não encerrava as palmas e os brados pelo senador.

Tal intensidade não foi detectada em Tião Viana, nem Marcus Alexandre. Esta receptividade é observada não somente no meio de uma plateia dócil. Jorge Viana é um dos poucos petistas a ainda desfrutar de simpatia popular. Seu histórico como o governador da reconstrução do Acre e seu perfeito traquejo político amolecem o coração de seus mais ferrenhos adversários.

Jorge Viana pode até não ter a mão de Lula, mas está sempre nos braços do povo.

Homens de preto 
Chamou a atenção na última quarta o exibicionismo do presidente da Assembleia Legislativa, Ney Amorim (PT), ao andar com um batalhão de policiais legislativos. A cada passo dado por ele, os homens com seus ternos pretos o seguiam de perto. O aparato de segurança do parlamentar está mais reforçado do que o governador Tião Viana. Não se entende a razão de um simples deputado contar com este efetivo.

Vacas magras 
Outro fato que não se dá para conceber é o choro por parte dos prefeitos acreanos apontando crise nas contas. Dados do Tesourou apontam que a principal fonte das prefeituras, o FPM, vem apresentando aumento em seus repasses nestes três primeiros meses de 2015, quando comparado com igual período do ano passado. O que falta mesmo é eficiência na gestão dos recursos, reduzir a máquina e aplicar melhor cada centavo.

O bom político 
Não se pode menosprezar a excelente habilidade política do ex-presidente Lula. Ao se ouvir seu discurso na quinta percebeu-se que não a toa chegou ao topo da carreira do homem público. Ele sabe falar com o executivo de uma grande multinacional ao pequeno pescador de Cruzeiro do Sul. É por isso que ele tem sobrevivido a tantos escândalos de corrupção em que seu nome é envolvido, mas com ele saindo por cima.

À prova de buraco 
Lula circulou por Rio Branco com uma Mercedes-Benz com placa de São Paulo. Enquanto ele fazia elogios a Marcus Alexandre (PT), apontando-o como o melhor prefeito do Brasil, seu motorista ia desviando das crateras que tomam de conta das ruas da capital da florestania.

Na geladeira da CIA 
Após causar descontentamento com declarações apontadas como espalhafatosas, o líder do PT na Câmara, Sibá Machado, foi colocado na geladeira. Até bem pouco tempo ele era acionado para conceder as entrevistas. De uns dias para cá, a função foi transferida para o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), responsável por liderar as negociações com os demais partidos para aprovar os projetos de ajuste fiscal do governo, com placar sempre apertado para o Planalto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário